Junta Comercial participa do7º encontro de negócios na Língua Portuguesa

Publicado em: 24 de Abril de 2013, há 11 anos.

A Junta Comercial de Minas Gerais marcou presença no 7º Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, realizado nos dias 22 e 23 de abril no Minascentro, região central de Belo Horizonte, onde prestou informações para empresários e representantes de entidades públicas e privadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP sobre os serviços de registro, alteração e extinção de empresas.

No estande do Governo, que contou com a presença de instituições públicas ligadas ao fomento econômico, a analista de Gestão e Registro Empresarial da Jucemg, Mariana Flores, destacou aspectos sobre constituição e fusão de negócios por grupos estrangeiros. Além da autarquia, estavam presentes a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cemig, Copasa, o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais, o Exporta Minas e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

Com o tema “Oportunidades e Desafios de um novo Mundo”, o 7º Encontro de Negócios foi aberto pelo governador Antonio Anastasia que destacou o empenho do Governo de Minas para que o Estado seja cada vez mais conhecido internacionalmente. Promovido pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, o Encontro, que pela segunda vez é realizado em Belo Horizonte, teve como objetivo estreitar laços e a troca de experiências entre as oito nações que integram a CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Além do governador, participaram da abertura o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Raul Penna, o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil em Minas Gerais, Fernando Dias, e o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Telles.

Na sétima edição do encontro foram explorados temas como competitividade empresarial dos países de língua portuguesa e seus desafios em sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e gestão de recursos naturais. Na oportunidade, a Junta Comercial distribuiu também cartilhas sobre abertura e gestão de empresas produzidas em parceria com o Sebrae MG.

Além de empresários, profissionais liberais, diplomatas e expoentes da cultura dos países da CPLP estima-se que mais 1,2 mil participantes, entre empresários, instituições e governantes estiveram presentes, alcançando um conjunto de mais de 230 milhões de consumidores no 7º Encontro de Negócios. Durante o encontro, foram realizados fóruns, painéis, feiras sobre sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e gestão de recursos naturais, além de rodadas de negócios a fim de incrementar as relações comerciais entre os países da comunidade portuguesa.

Publicado em: 24 de Abril de 2013, há 11 anos.