Congonhas e Barbacena recebem atividades de capacitação da parceria entre Jucemg e Sebrae MG

Publicado em: 6 de Maio de 2013, há 11 anos.

Seguindo com o propósito de facilitar e simplificar o registro de empresas em Minas Gerais, fomentando o empreendedorismo no Estado, a Jucemg realizou, em parceria com o Sebrae MG, dois novos Arranjos Produtivos de Capacitação (APCs) no início de maio. As cidades escolhidas foram Congonhas e Barbacena e as palestras capacitaram mais de 130 pessoas.

Mariana Flores, analista de Gestão e Registro Empresarial da Jucemg, destacou que a autarquia mineira é a “porta de entrada para a formalização dos empreendimentos, com papel fundamental de gerar riqueza e trabalho no Estado”. A analista apresentou os diversos serviços prestados pela Junta Comercial, como o registro de atos das empresas, emissão de certidões, autenticação dos livros mercantis e o serviço Minas Fácil, “referência para todo o país no que diz respeito à simplificação do registro empresarial”.

Para Augusto Manso, consultor de finanças do Sebrae MG, a parceria com a Jucemg, por meio dos APCs, visa levar “orientações para melhorar a gestão das empresas, minimizando o risco da mortalidade nos primeiros anos de existência, aumentando os níveis de organização, qualidade, produtividade, lucratividade e gestão dos negócios”. Ainda segundo Augusto, “as atividades de capacitação promovem a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas do Estado, que representam 99,2% das empresas ativas de Minas Gerais”, reforçando também, que a formalização é um benefício do próprio empreendedor, que perde muito por viver na informalidade.

Neste ano, a Jucemg já realizou oito APCs que capacitaram mais de 440 pessoas, e no mês de maio, as atividades – gratuitas – seguem ainda para São Francisco, Januária, Leopoldina e Muriaé.
 

Publicado em: 6 de Maio de 2013, há 11 anos.