Unidade do Minas Fácil chega a Itabira

Publicado em: 12 de Novembro de 2008, há 15 anos.

Os empreendedores de Itabira, na região Central do Estado, já podem, desde o dia 20 de novembro, abrir uma empresa em até oito dias com a inauguração da 17ª unidade do Programa Minas Fácil.
A solenidade foi presidida pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade, com a participação do presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Ayres Mascarenhas, do prefeito de Itabira, João Izael Querino Coelho, do vice-presidente da Jucemg, João Bosco Torres, e do diretor de Projetos, Marcelo de Souza e Silva.

Compromisso

“O governo de Minas entende que, ao facilitar o registro empresarial, auxilia o empreendedor não só a montar sua firma, mas também a economizar tempo e dinheiro para movimentar documentos, direcionando suas energias ao sucesso do próprio negócio”, destacou o secretário-adjunto.

Já o presidente da Jucemg destacou que “a prioridade é instalar unidades onde exista o compromisso da Prefeitura em participar desse grande cenário de desenvolvimento que Minas Gerais irradia para todo o País”.

Pesquisa recente do Departamento Nacional de Registro do Comércio, autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, indica que Minas detém o menor tempo para se abrir uma empresa.

Salientou ainda que a idéia é fazer do Minas Fácil a porta onde o empreendedor vai encontrar todas as respostas para suas dúvidas e também para acessar serviços do Sebrae, captar recursos do BDMG e as oportunidades de investimentos do INDI.

“Mais do que um escritório de atendimento, a intenção é de que o programa seja visto como um conceito. Minas Gerais é e quer manter a condição de Estado brasileiro onde é mais fácil investir e onde o empreendedor encontra ambiente acolhedor para dar vida a suas idéias e ideais”, destacou Ayres Mascarenhas.

O programa, lançado pelo governador Aécio Neves, em 13 de setembro de 2005 em Belo Horizonte, deverá instalar ainda este ano mais duas unidades: uma em Sete Lagoas e outra em Passos.

Site

Para entrar em contato com o Minas Fácil, basta o empreendedor ou seu representante legal acessar o site www.minasfacil.mg.gov.br e preencher um formulário com informações sobre o empreendimento. Essas informações são analisadas pelos órgãos estaduais e municipais responsáveis.

Em dois dias o interessado recebe, por e-mail, a resposta à consulta, informando, de forma definitiva, se o negócio pode ou não ser registrado nas condições desejadas pelo empreendedor. A resposta da consulta preliminar, se positiva, informa também toda a documentação a ser apresentada e as taxas que devem ser pagas pelo empreendedor.

O segundo passo é a entrega dos documentos: no prazo máximo de 15 dias, o empreendedor deve comparecer à central do Minas Fácil e entregar a documentação e os comprovantes de pagamento das taxas. A partir daí, começa a contagem de oito dias, período em que a documentação é checada para verificar se corresponde, rigorosamente, às informações prestadas na consulta preliminar.

Terminada a análise, se tudo estiver em ordem, o interessado é chamado para assinar a documentação e o registro da empresa. São entregues o contrato social registrado na Junta Comercial, o CNPJ, a inscrição municipal e/ou estadual e para maioria das atividades, o alvará de localização.

O Minas Fácil de Itabira está instalado à rua Água Santa, 183, no centro da cidade.

Publicado em: 12 de Novembro de 2008, há 15 anos.