Encontro com Prefeitos visa expansão das unidades de atendimento da Jucemg em 2013

Publicado em: 28 de Maio de 2013, há 11 anos.

O auditório da Federação dos Bancários receberá na próxima quinta-feira, 6 de junho, às 10 horas, o Encontro com Prefeitos, realizado pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais. O intuito do evento é mostrar aos gestores municipais, os benefícios em contar com uma unidade da Jucemg, que atualmente está presente em 92 cidades mineiras, incluindo a capital.

A parceria que é firmada entre a Jucemg e as Prefeituras estimula o crescimento da economia e a arrecadação tributária, reduz a informalidade empresarial e contribui diretamente para a geração de riqueza e trabalho no município. A implantação de uma unidade de atendimento ao público assegura acessibilidade e celeridade aos serviços de registro de atos empresariais e livros mercantis, emissão de certidões, bloqueio de CPF em caso de caso de roubo, furto ou extravio do documento, e ao serviço Minas Fácil, responsável pelo atendimento simplificado, ágil e integrado, evitando que o empreendedor tenha que comparecer em outros municípios para registrar seu negócio e consequentemente consuma produtos e serviços em outra localidade. Uma solução simplificada, de baixo custo de integração e manutenção, que contribui para o desenvolvimento econômico local e consequente desenvolvimento social.

Desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Projeto Estruturador Descomplicar, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag, o Minas Fácil, interliga os principais órgãos públicos envolvidos na abertura de empresas, que atuam com responsabilidades distintas – Prefeitura Municipal (responsável pelo Alvará de Localização e de Funcionamento e Inscrição Municipal); Junta Comercial (validação do nome empresarial, registro do Contrato Social, emissão do Número de Inscrição de Registro Empresarial/Nire e do Cadastrado Nacional de Pessoas Jurídicas/CNPJ); Secretaria da Receita Federal e Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais/Sef (emissão da Inscrição Estadual e registro no sistema de arrecadação de Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).

Outro benefício da parceria entre a Junta Comercial e as Prefeituras Municipais, é a realização dos Arranjos Produtivos de Capacitação (APCs) nas cidades contempladas com unidades Jucemg. Os APCs são palestras gratuitas realizadas em parceria com o Sebrae MG, entidades de classe e demais parceiros estratégicos, destinados à comunidade empresarial e acadêmica, que visam fomentar o empreendedorismo no município, promovendo ações de aprendizado interativo e inovação, como importantes fatores de competitividade sustentada. Somente em 2012, a Jucemg realizou 82 eventos em 60 municípios mineiros, capacitando mais de 2.800 pessoas.

O evento irá receber diversas prefeituras, e destas, 20 serão contempladas com a instalação da unidade Jucemg. A autarquia, por meio de sua Escola Permanente, oferece em Belo Horizonte, treinamento e capacitação aos servidores municipais – cedidos pelas prefeituras – que prestam atendimento direto nas unidades da Junta Comercial, e realiza constantemente treinamento in loco destes servidores, visando o aperfeiçoamento do atendimento e melhor qualidade dos serviços prestados em todo o Estado.

Expansão da Jucemg

Até 2010, a Jucemg contava com 31 unidades em funcionamento. Sua expansão no Estado iniciou-se em 2011, totalizando em 2012, 91 municípios, incluindo a capital, e privilegiando especialmente, as regiões mais carentes, como o Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha. Neste ano, a cidade de Coronel Fabriciano foi a primeira a receber uma unidade da Jucemg, que foi inaugurada no último dia 23 de maio.

Publicado em: 28 de Maio de 2013, há 11 anos.