Representantes de prefeituras participam de encontro que visa implantação de unidades da Jucemg

Publicado em: 6 de Junho de 2013, há 11 anos.

Vinte e duas cidades mineiras estiveram presentes no Encontro com Prefeitos promovido pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, nesta quinta-feira (06/06). O objetivo foi apresentar aos prefeitos, secretários e servidores municipais os benefícios do serviço Minas Fácil, responsável por agilizar e simplificar a abertura de empresas, como acontece atualmente em 92 municípios mineiros que possuem unidade da Jucemg.

A presidente da Jucemg, Angela Pace, destacou a importância da Junta Comercial como “instituição centenária” preocupada em melhorar o ambiente de negócios em Minas Gerais, que hoje é referência nacional na abertura empresas. “Queremos estimular o desenvolvimento econômico e trazer o desenvolvimento sem ônus”, pontuou para as lideranças que o encontro é um momento de fazer a diferença e “deixar um legado de empreendedorismo nas cidades” a serem contempladas.

Na oportunidade, a presidente ressaltou a expansão da Junta de 31 para 92 unidades, que teve início em 2011, atingindo sobretudo às regiões norte e Vale do Jequitinhonha; o papel da Escola Permanente da Jucemg em promover capacitações e cursos a distância, estimulando diretamente o empreendedorismo, além das atividades dos Arranjos Produtivos de Capacitação - APC, que orientam a comunidade empresarial e acadêmica com palestras sobre registro e gestão empresarial.

O diretor de Gestão da Informação e Modernização, Alex Barbosa, destacou que a implantação de uma unidade oferecerá, além da simplificação na abertura de um novo negócio no prazo médio de nove dias, serviços como emissão de certidões, autenticação de livros e bloqueio de CPF em caso de roubo ou extravio, assim como a importância da atuação da Jucemg no cenário nacional com o projeto Integrar, por meio do qual leva a experiência da autarquia mineira para facilitar a abertura de empresas em oito Estados e mais o Distrito Federal.

Ao abordar os serviços oferecidos pela Jucemg, Alex ainda comentou que as prefeituras passarão a ter um banco de dados sobre registro das empresas da cidade. “As prefeituras não sabem, por exemplo, quantas empresas são abertas, fechadas, a atividade econômica predominante e o número de empreendimentos ativos”, chamou atenção.

O gerente de Integração, Henrique Petrocchi, explicou os procedimentos necessários para implantar uma unidade, como a premissa da prefeitura trabalhar com a emissão de Alvará Provisório, sem a necessidade de vistoria prévia (exceto para empresas de alto risco), baseado na Lei Geral Complementar nº 123/06, sistema de Consulta de Viabilidade da Jucemg e integração entre os órgãos, para garantir a unidade de informações para registro. “Em todas as unidades, abre-se a empresa do mesmo jeito”, reforçou Henrique.

Para implantar uma unidade, a Jucemg disponibiliza ainda equipamentos de informática, serviço de correio por malote, capacitação constante de servidores municipais cedidos e placas de identificação. Por sua vez, a prefeitura deve disponibilizar local acessível, dois servidores para atendimento, suprimentos de informática, além de segurança para unidade.

“É possível criar um ambiente favorável para simplificação de abertura de empresas”, destacou Henrique, que também fez referência à evolução da formalização de negócio em Minas, o passo a passo das quatro etapas para registrar uma empresa - sendo três delas feitas pela internet, e os dados de março que 2.663 empresas foram abertas pelo serviço Minas Fácil em tempo médio de seis dias.

Após a explanação, os gestores participaram de um workshop com distribuições de cartilhas e manuais para implantação de uma unidade e instruções técnicas com a equipe de apoio das gerências de Integração, Interiorização e Apoio Operacional da Junta Comercial.

Publicado em: 6 de Junho de 2013, há 11 anos.