Vespasiano passa a contar com Unidade Jucemg Minas Fácil

Publicado em: 2 de Setembro de 2013, há 10 anos.

Dando continuidade ao seu processo de expansão, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais lançou nesta quinta-feira, 29/08, sua mais nova unidade de atendimento no município de Vespasiano, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante o lançamento, autoridades estaduais e municipais, servidores da prefeitura, empresários e contadores puderam conhecer os serviços que serão prestados pela unidade, assistindo a palestra “Registro de Empresas. Conhecendo o serviço Minas Fácil”, ministrada pela analista de Gestão e Registro Empresarial da Jucemg, Mariana Flores.

Com a implantação da nova unidade, instalada através de um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Vespasiano, o município passar a contar com os serviços de registro de atos empresariais (abertura, alteração, extinção de empresas e demais documentos de interesse do empresário), emissão de certidões, autenticação de livros mercantis, bloqueio de CPF em caso de roubo, furto ou extravio do documento, entre outros.

A cidade agora faz parte de um conjunto que possui o serviço Minas Fácil, executado pela Jucemg e coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag. Entre seus benefícios, destacam-se o crescimento das atividades econômicas nos municípios, a redução da informalidade e a simplificação dos processos, visto que o empreendedor comparece apenas uma vez em um único local para registrar o documento. O processo de abertura de empresas pelo Minas Fácil é realizado em quatro etapas – sendo as três primeiras pela internet, e a formalização do empreendimento é feita em no máximo, nove dias.

Angela Pace, presidente da Jucemg, destacou os benefícios dos empresários e contadores não precisarem mais se deslocar a Belo Horizonte para registrar suas empresas, e classificou Vespasiano como uma “cidade próspera, de cultura empreendedora, que conta com mais de 4330 empresas ativas e registra uma média de 16 novos estabelecimentos por mês”. A presidente concluiu afirmando que “a Jucemg chega a Vespasiano para facilitar a vida dos cidadãos, formalizando novas empresas e contribuindo para a geração de riqueza e trabalho no município”.

Para o prefeito de Vespasiano, Carlos Murta, a prefeitura está “buscando mecanismos para facilitar a vida do cidadão local, e com a presença da Jucemg, está abrindo as portas para que os empreendedores possam se legalizar e registrar seus estabelecimentos”. Segundo Murta, “a Jucemg é responsável pelo empreendedorismo nos 853 municípios mineiros, com apoio e incentivo aos empresários e ao desenvolvimento econômico de Minas”.

Atualmente, a Jucemg conta com 93 unidades de atendimento no Estado, e no mês de setembro, novas unidades serão instaladas nos municípios de Campo Belo e São Gonçalo do Sapucaí. Novas unidades estão previstas também para Além Paraíba, Visconde do Rio Branco, Igarapé, Mariana, São Gonçalo do Rio Abaixo e Taiobeiras, ainda em 2013.

Publicado em: 2 de Setembro de 2013, há 10 anos.