Iº Congresso Integrado de Contabilidade em Governador Valadares

Publicado em: 30 de Outubro de 2013, há 10 anos.

Para conhecer os serviços e inovações da Junta Comercial de Minas Gerais, estudantes de Ciências Contábeis, Administração e demais interessados assistiram à palestra “Jucemg: contribuindo para a geração de riqueza e trabalho”, na última quinta-feira (24), dentro da programação do Iº CongreConti - Congresso Integrado de Governador Valadares, uma iniciativa da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Universidade Vale do Rio Doce - Univale, Faculdades Pitágoras e Sindicato dos Contabilistas. Na ocasião, foram apresentados o projeto Integrar, cujo objetivo é facilitar e agilizar a abertura de empresas no Brasil, a partir da experiência mineira; a expansão das unidades da autarquia no interior do Estado, atualmente presente em 103 municípios; além de todo processo de registro de empresas e demais serviços prestados pela Junta Comercial.

Bruno Araújo, supervisor da Unidade Jucemg Minas Fácil na cidade, apresentou, no Campus da Universidade do Vale do Rio Doce - Univale, como os serviços de abertura de empresa do Minas Fácil estimulam o empreendedorismo mineiro, ao abrir um negócio de maneira ágil, tudo em um mesmo local, integrado aos órgãos envolvidos e em quatro etapas - sendo três delas pela internet. “Somente ele (empresário) vai à Junta para retirar o processo aprovado”, explica Bruno.

O supervisor destacou o processo de expansão da Jucemg que, desde 2011, tem avançado pelo interior, chegando cada vez mais perto dos mineiros, sobretudo às cidades mais carentes do Estado, e que este ano tem a previsão de chegar a 111 municípios até o fim de 2013, assim como as atividades dos Arranjos Produtivos de Capacitação – APCs, parceria entre a Jucemg e Sebrae-MG, que já orientaram mais de 5.950 pessoas, desde quando foi criado em 2011.

Ainda sobre as inovações, foram destacados o Certificado Digital, arquivo eletrônico que contém dados sobre a pessoa natural ou jurídica, que permite a identificação de terceiros pela internet, o processo de certificação ISO 9001, além dos cursos de Educação a Distância - EAD, viabilizados gratuitamente pela Escola Permanente, em diversas áreas, como Consulta de Viabilidade e Registro Empresarial.

Na oportunidade, Bruno citou ainda os serviços de emissões de certidões, o bloqueio do Cadastro de Pessoa Física - CPF, em caso de roubo ou extravio do documento, munido de um boletim de ocorrência; além de autenticação de livros, matrícula dos Agentes Auxiliares do Comércio, como leiloeiros e tradutores públicos, e os tipos jurídicos formalizados pela Jucemg.

Para Bruno Araújo, os serviços e inovações qualificam a autarquia mineira como a melhor Junta Comercial do Brasil. “A realidade aqui é bem distante e a mais bem colocada entre as Juntas Comerciais”, avalia, ao citar o prazo de 119 dias para abertura de empresas no país, segundo o Doing Business, do Banco Mundial. Em Minas, atualmente o prazo para formalizar um empreendimento é sete dias pela Jucemg. “A diferença é gigantesca”, compara.

O Iº CongreConti teve como tema central “Contabilidade e integração de saberes: competências e habilidades para o profissional do século XXI” e é mais uma ação dos Arranjos Produtivos de Capacitação da Jucemg, que levam informação para usuários e estudantes interessados no registro empresarial. Durante os dias 24 e 25/10 foram abordados diversos temas interligados à ciência contábil, disseminando e abordando temas convencionais e contemporâneos que proporcionem a atualização do discernimento e a construção do conhecimento científico e técnico da Contabilidade.

Publicado em: 30 de Outubro de 2013, há 10 anos.