Gestores e servidores municipais de Nova Lima se reúnem com a comunidade empresarial

Publicado em: 1 de Novembro de 2013, há 10 anos.

Na tarde da última quinta-feira, 31/10, servidores da prefeitura de Nova Lima reuniram-se com secretários municipais, representantes de entidades de classe, empresários e contadores no Sindicato dos Mineiros, para participar de mais uma atividade dos Arranjos Produtivos de Capacitação (APCs). Realizado pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerias e pelo Sebrae MG, o evento teve como objetivo identificar melhorias de procedimentos e otimização de resultados na Unidade Jucemg Minas Fácil, instalada desde maio de 2012 no município; bem como fortalecer e estimular o desenvolvimento das empresas.

O prefeito Cássio Magnani Júnior, destacou, na abertura do evento, que “Nova Lima necessita se qualificar cada vez mais no processo de empreendedorismo, visto que a cidade está em franco crescimento empresarial”. O gestor agradeceu ainda a iniciativa da Jucemg e do Sebrae em amparar os empresários, fornecendo orientações para o desenvolvimento de suas empresas e concluiu dizendo que “a cidade se sente gratificada em contar com eventos como este, e que a Prefeitura está aberta para apoiar o setor empresarial”.

Durante a palestra “Registro de Empresas”, Mariana Flores, analista de Gestão e Registro Empresarial da Jucemg, apresentou os serviços prestados pela autarquia, as inúmeras inovações que fazem da Junta de Minas referência nacional e as atribuições de cada órgão, secretaria e demais responsáveis envolvidos no processo de abertura de empresas pelo serviço Minas Fácil. Criado pelo Governo de Minas e coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, o Minas Fácil interligou os órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no processo de abertura de empresas e é realizado em quatro etapas, sendo que as três primeiras são realizadas pela internet e apenas o registro da documentação é feito presencialmente, em uma das 104 Unidades Jucemg Minas Fácil instaladas no estado.

Outro ponto central da palestra foi a busca pela desburocratização dos processos no município, visando oportunidades para impulsionar a atividade econômica em Nova Lima, que conta com mais de 5.500 empresas ativas e abre, em média, 23 novos negócios por mês com destaque para o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.

Fechando as atividades, Augusto Manso, consultor do Sebrae, destacou a importância do planejamento empresarial para os empreendedores, apontando que a ausência de planejamento é a principal causa do fracasso das empresas. Outros temas como vendas, custos, lucro concorrência, fornecedores e fluxo de caixa foram apresentados para melhorar a gestão dos negócios, evitando que as empresas encerrem suas atividades nos primeiros anos de existência.

Segundo o secretário de Fazenda, Maurício Farah, o evento foi uma “excelente oportunidade de capacitação para os servidores municipais, visando à prestação de um serviço de mais agilidade e qualidade”.

A atividade contou com as parcerias da Prefeitura de Nova Lima, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Nova Lima / ACISNL, Sindicato dos Mineiros, Fecomércio, Conselho Regional de Administração / CRA e Conselho Regional de Contabilidade / CRC.

Publicado em: 1 de Novembro de 2013, há 10 anos.