Jucemg ganha dois prêmios máximos do Departamento de Registro Empresarial e Integração

Publicado em: 11 de Dezembro de 2013, há 10 anos.

Na última sexta-feira, 06/12, o Rio de Janeiro foi sede do Encontro de Presidentes de Juntas Comerciais do país, coordenado pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República. O evento, realizado na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), teve como objetivo avaliar a gestão realizada neste ano, consolidando os resultados alcançados e planejar as ações do registro empresarial para 2014.

Na mesma data, os gestores das Juntas Comerciais participaram da entrega do I Prêmio do Registro Empresarial e Integração (DREI), realizado no Hotel Royal Tulip, que visa identificar e reconhecer anualmente as melhores práticas realizadas para desburocratizar o processo de abertura e fechamento de empresas no Brasil. As premiações foram divididas em quatro categorias: “Qualidade do atendimento”, “Implementação da Redesim”, “Melhoria de fluxos e processos” e “Avanços tecnológicos” – todas com foco no desenvolvimento do ambiente de negócios do setor empresarial.

Dos onze estados premiados, a Junta Comercial de Minas Gerais foi a única a ganhar o primeiro lugar em duas categorias: Avanços Tecnológicos, com o “Projeto Registro Digital”, e Implementação da Redesim, com o “Projeto Minas Fácil”. Para Alex Barbosa, diretor de Gestão da Informação e Modernização da Jucemg, os prêmios são um reconhecimento ao trabalho da autarquia. Segundo o diretor, o prêmio ao serviço Minas Fácil, “comprovou o pioneirismo da Jucemg, como a primeira Junta Comercial do país a trabalhar com a Redesim” e o prêmio ao Registro Digital comprova também, segundo ele, o “pioneirismo tecnológico da Junta de Minas, que exporta tecnologia para nove estados e para o Distrito Federal, através do Projeto Integrar”.

Angela Pace, presidente da Jucemg, citou as inovações da autarquia, como a Escola Permanente, os Arranjos Produtivos de Capacitação e a busca pela certificação na ISO 9001/2008, como fatores importantes para a conquista dos prêmios. Segundo ela, a Junta segue “evoluindo, inovando e vencendo os desafios”. A presidente destacou ainda, que o mérito da conquista é dos servidores, de todos aqueles que atuam na instituição, “equipe profundamente compromissada, séria, determinada e inteligente”.

Conheça os serviços que deram a Jucemg os prêmios do DREI:

• Registro Digital:
Implantado em março de 2012, de forma pioneira no Brasil, o Registro Digital consiste no envio eletrônico dos documentos das empresas para a Junta Comercial, sendo estes documentos assinados digitalmente através dos certificados digitais. O serviço está disponível para as Sociedades Anônimas e até o fim deste ano, passa a ser disponibilizado para todos os tipos jurídicos. Clique aqui e saiba mais sobre o serviço.

• Minas Fácil
Iniciado em 2004, o serviço é prestado pela Jucemg em parceria com a Receita Federal do Brasil (RFB), Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMAD), Vigilância Sanitária (VISA), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) e Prefeituras Municipais. Presente em 111 municípios mineiros, inclusive a capital, o Minas Fácil reduziu significativamente os prazos e custos dos processos, eliminou o deslocamento do empreendedor aos diversos órgãos envolvidos e diminuiu comprovadamente o tempo para abertura de empresas no estado. Clique aqui e saiba mais sobre o serviço.

Abaixo, a lista de todos os vencedores do I Prêmio do Registro Empresarial e Integração:

• Categoria Avanços Tecnológicos:
1º lugar: Jucemg – Minas Gerais | Projeto Registro Digital
2º lugar: Jucems – Mato Grosso do Sul | Projeto Jucems online
3º lugar: Jucesc – Santa Catarina | Projeto Portal do Requerimento de Certidões

• Categoria Implementação da Redesim:
1º lugar: Jucemg – Minas Gerais | Projeto Minas Fácil
2º lugar: Jucepe – Pernambuco | Projeto Programa de Soluções Integradas da Jucepe
3º lugar: Jucerja – Rio de Janeiro | Projeto Redesim

• Categoria Qualidade no Atendimento:
1º lugar: Juceg – Goiás | Projeto Vapt Vupt Empresarial da Juceg
2º lugar: Jucea – Amazonas | Projeto Atendimento diferenciado aos arquivamentos de constituições e balanços
3º lugar: Jucees – Espírito Santo | Projeto CadJucees

• Categoria Melhoria de fluxos e processos
1º lugar: Jucerja – Rio de Janeiro | Projeto Via Única
2º lugar: Jucec – Ceará | Projeto Registro Empresarial Imediato - REI
3º lugar: Jucese – Sergipe | Projeto Sistema de Gerenciamento de Processos – Sisgerpro

• Prêmio Master:
Juceal – Alagoas | Projeto Desburocratizando o registro e a legalização de empresas em Alagoas

Publicado em: 11 de Dezembro de 2013, há 10 anos.