Ministro chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa visita a Jucemg

Publicado em: 5 de Fevereiro de 2014, há 10 anos.

O ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) da Presidência da República, Afif Domingos, visitou na última terça-feira (04/02) a sede da Jucemg. Liderando a caravana que irá percorrer todos os estados do país, cujo objetivo é promover mobilização para o novo Simples Nacional e para a Redesim, o ministro participou da explanação da presidente da Junta Comercial, Angela Pace, que apresentou os principais avanços que a autarquia tem feito nos últimos anos.

Acompanhado pelo diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), Vinicius Mazza; do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Eduardo Barreto; do diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha; e do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Paulo Simão, o ministro foi recebido na sede da Jucemg pela presidente da autarquia, que descreveu o encontro, como um “momento histórico”. Angela apresentou o processo de expansão da Jucemg no estado, que saltou de 31 unidades em 2010 para 111 no final de 2013; o sistema de agendamento online para atendimento ao cidadão-usuário; as quatro etapas do serviço Minas Fácil, responsável pela abertura de empresas em tempo recorde no país; a Escola Permanente e seus cursos presenciais e a distância (EAD); os Arranjos Produtivos de Capacitação (APCs), que levam conhecimento para a comunidade empresarial e acadêmica; o Projeto Integrar e a transferência da tecnologia da Junta de Minas para as demais Juntas Comerciais do país; entre outras inovações, que fazem da autarquia, referência nacional.

Segundo a presidente, “as Juntas têm de ser muito além de um cartório”, e devem explorar seu potencial mais importante, que é de “facilitar o ambiente de negócios, criar trabalho e renda e unir todos os protagonistas responsáveis pelo processo de formalização de empresas”.

Em seu discurso, Afif Domingos se disse muito entusiasmado com o desafio de implantar um sistema nacional de registro público de empresas, e com a criação do Portal Empresa Simples, previsto para este ano. Segundo o ministro, os principais entraves ficam por conta das múltiplas realidades encontradas no país e nos estados brasileiros, ressaltando, entretanto, que a simplificação dos sistemas do registro público de empresas, tem o aval da presidenta Dilma Rousseff. “O que nós queremos, é fazer a globalização chegar aos pequenos, pois ela ainda é para as grandes corporações”, afirma.

O ministro-chefe da SMPE agradeceu o estado de Minas Gerais pela contribuição na desburocratização e nos constantes avanços, destacando que “a Jucemg caminha rapidamente”, e em reunião com o governador Antonio Anastasia, conversou sobre as novas formas para incentivo das micro e pequenas empresas. Desde 2005, o governo de Minas, por meio do Projeto Descomplicar, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), desenvolveu o serviço Minas Fácil, que executado pela Jucemg, colocou Minas em destaque no cenário nacional: o estado é hoje, a unidade da federação em que se pode abrir empresas no menor tempo.

Durante passagem pela capital mineira, Afif Domingos participou ainda de atividades na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), na Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) e visitou o governador Antonio Anastasia.

Publicado em: 5 de Fevereiro de 2014, há 10 anos.