Novo presidente da Jucemg, José Donaldo Bittencourt, recebe visita do diretor do DREI

Publicado em: 23 de Abril de 2014, há 10 anos.

O presidente recém-empossado da Jucemg, José Donaldo Bittencourt Júnior, recebeu na manhã da terça-feira, 22/04, a visita de Vinícius Mazza, diretor do Departamento de Registro Empresarial de Integração (DREI). José Donaldo, junto com o vice-presidente João Bosco Torres, e a secretária geral, Marinely Bomfim, tratou com Vinícius Mazza sobre o andamento do projeto Integrar, do qual a Jucemg prepara para implantar a Consulta de Viabilidade, primeiro passo para abertura de empresa, na Junta Comercial de Roraima, no norte do país.

A previsão é que isso aconteça em junho, conforme informou o diretor de Gestão da Informação e Modernização da Jucemg, Alex Barbosa. Pela Consulta de Viabilidade, sistema desenvolvido pela autarquia mineira, o usuário informa o nome empresarial, a atividade que será desenvolvida e o local de instalação da empresa. A Junta Comercial verifica a possibilidade do uso do nome, a Prefeitura analisa a viabilidade de exercício da atividade desejada no local escolhido e presta as informações sobre os requisitos a serem cumpridos para obtenção de licenças de autorização de funcionamento. Isso possibilitará ao empreendedor reduzir o retrabalho, deslocamento a diversos órgãos públicos envolvidos na formalização de empresas, bem como acelerar a formalização dos novos negócios, simplificando e racionalizado os processos.

Até o momento nove estados brasileiros, mais o Distrito Federal, já aderiram à Consulta de Viabilidade e ao Módulo Integrador, responsável pela integração entre os dados para geração de documentos. Os estados contemplados são: Paraná Tocantins, Sergipe, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Ceará e Roraima. A Junta Comercial de Minas Gerais é referência nacional na abertura de empresas.

Durante a visita, foi tratado ainda todo planejamento do projeto, sendo destacadas as ações de controle para cumprimento do cronograma de implantação e funcionamento do projeto, além de sua ampliação para outros estados.

Publicado em: 23 de Abril de 2014, há 10 anos.