Comissão Especial da ALMG arguiu o presidente da Jucemg e o considerou apto a conduzir a autarquia

Publicado em: 21 de Maio de 2014, há 10 anos.

O empresário José Donaldo Bittencourt Junior teve o seu nome referendado para ocupar a presidência da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais /Jucemg. Bittencourt foi arguido, na manhã desta quarta-feira (21 de maio), pelos membros da Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), especialmente instituída para emitir parecer sobre a indicação feita pelo governado Alberto Pinto Coelho. O relator, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), opinou favoravelmente à indicação.

Durante a arguição, José Donaldo fez uma apresentação pessoal, narrando sua experiência como empresário e seu histórico à frente de diversas entidades comerciais. Na sequência, explanou sobre a Junta Comercial, abordando a atual estrutura e a contribuição da autarquia para o desenvolvimento econômico do Estado. Ele explicou que a Jucemg é subordinada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, possui 510 profissionais e atende a 772.847 empresas ativas em Minas Gerais.

O presidente da Jucemg ainda abordou os principais projetos desenvolvidos pela autarquia e o empenho da entidade em criar estruturas inovadoras para facilitar a abertura e o funcionamento das empresas. Ele disse que pretende levar a Junta a todos os municípios do Estado, por meio de convênios com prefeituras. Ressaltou, ainda, a sua preocupação com o índice de fechamento das empresas, em especial as iniciantes, destacando que romper isso é uma das metas de sua gestão. “Precisamos apoiar os empreendedores durante todo o ciclo de vida da empresa, oferecendo-lhes uma assessoria contínua e constante”, afirmou. Por fim, registrou os novos desafios que terá à frente da Jucemg e os projetos para o futuro.

Antes de emitir o seu parecer, o relator indagou sobre as áreas que precisam ser aprimoradas na Junta Comercial de Minas Gerais. Questionamento endossado e enriquecido por perguntas feitas pelos deputados Agostinho Patrus Filho (PV) e Bosco (PTdoB). Este último ainda ressaltou a importância das pequenas empresas para a economia do País e para a geração de emprego e renda,”o que demanda uma Jucemg pró-ativa e facilitadora”, alertou o parlamentar.

Respondendo aos questionamentos, José Donaldo destacou a necessidade de aperfeiçoar questões ligadas à tecnologia, interligar unidades, e dar início à Sala do Empreendedor - um novo projeto para evitar o encerramento prematuro de empresas, por meio de assessoria constante ao empreendedor após a abertura do negócio. Outro ponto a ser trabalhado, segundo o novo presidente, é a interlocução da Jucemg com entidades de classe e Estado, que ele pretende tornar um elo entre os três setores.

O indicado - José Donaldo Bittencourt Junior, é natural de Araxá (Alto Paranaíba) e graduado em Administração. Empresário do comércio de madeiras e prestação de serviços de carpintaria, é tesoureiro da Federação do Comércio de Minas Gerais. Também exerce o cargo de vice-presidente do Sindicato do Comércio de Araxá, é conselheiro do Senac Minas e conselheiro suplente do Senac Nacional.

Outros representantes da Jucemg também estiveram presentes na sabatina; o vice-presidente João Bosco Torres, a diretora de Registro Empresarial Lígia Xenes e o diretor de Gestão da Informação e Modernização Alex Barbosa. Clique e veja mais fotos aqui

Consulte o resultado da reunião.

Entenda os protocolos que José Donaldo Bittencourt Jr. participou para ocupar a presidência da Jucemg:

15 de abril - Em sessão plenária especial, José Donaldo toma posse como vogal presidente da Jucemg.

24 de abril - O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery de Siqueira Silva, empossa Bittencourt  como presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais.

05 de maio - O Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos filiados promove solenidade festiva, em comemoração à posse de Bittencourt  à presidência da Jucemg.

21 de maio - Em Reunião Extraordinária, Comissão Especial da Assembleia Legislativa faz arguição de José Donaldo Bittencourt Junior para o cargo de presidente da Jucemg e emite parecer favorável.

Publicado em: 21 de Maio de 2014, há 10 anos.