Assembleia do Fopemimpe é realizada na Jucemg

Publicado em: 30 de Maio de 2014, há 10 anos.

A Junta Comercial de Minas Gerais foi sede da 11º reunião ordinária do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Fopemimpe no dia 30/05. No Plenário da sede, os 28 membros representantes do Fórum debateram e discutiram propostas, estratégias e ações, que visam ao fortalecimento dos pequenos negócios mineiros, além de apresentarem os resultados alcançados no último semestre.

O subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços do governo de Minas, Marco Antônio da Cunha, destacou a importância do Fórum como um canal de “ouvidora” que busca propor, sugestões e resultados efetivos. “Que possamos coletar o máximo possível de demandas e boas ideias para promover políticas públicas que venham melhorar a vida do cidadão, em especial àquele que empreende”, sugeriu.

Para ele, a Jucemg é uma parceira importante no empreendedorismo mineiro, ao citar seu papel de facilitar cada vez mais a abertura de empresas em Minas e como “a casa do empresário”, onde começa a vida empresarial. Em nome do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery, Marco Antônio ainda comentou sobre a atuação de Minas, como um dos estados mais empreendedores do país, e o papel do Fórum que, na prática, mostra a função de Minas em ouvir o cidadão e atender suas demandas.

Secretário-geral do Fopemimpe, Fernando Passalio, aproveitou o encontro para destacar os resultados alcançados pelo Fórum nos cinco anos de atuação. “O Fórum é um exemplo de atuação e referência pela sua história”, citou as 27 propostas consolidadas, entre elas o Estatuto Mineiro das Micro e Pequenas Empresas, o Pronatec Empreendedorismo e o Comitê Empresarial da Moda. “É um momento de reconhecimento”, comentou.

Na oportunidade, o Conselho Regional de Administração - CRA fez uma homenagem a todos os membros pelos cinco anos de trabalho. “Existem muitas instituições que transcendem sua finalidade, e passam a ser referência para todos, e uma delas é a Fopemimpe”, ressaltou Aloysio Aguiar, membro do Fórum e representante do CRA.

Anfitriã e membro do Fórum, a Jucemg também participou do debate, com o tema Racionalização Legal e Burocrática, com a interlocução da secretária geral, Marinely Bomfim. Os servidores da Junta Comercial, Alessandro Ostelino (Ascom) e Júnia Márcia (EPJ) explanaram as ações de capacitação e empreendedorismo promovidas pela autarquia, em destaque os Arranjos Produtivos de Capacitação, que orientam a comunidade acadêmica e empresarial sobre os registro e gestão empresarial, e os cursos de educação a distância.

Presidido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, o Fórum é uma importante ferramenta para a construção de políticas públicas, ao envolver diversas instituições que representam o poder público, da indústria, do comércio e serviços e do turismo. Os membros do Fopemimpe se reúnem periodicamente em comitês temáticos, nos quais são discutidos problemas e soluções de questões de interesse do segmento de microempresas e empresas de pequeno porte. A partir dessas discussões, são elaboradas propostas de políticas públicas que, depois de aprovadas em assembleia, são encaminhadas ao membro indicado como responsável para sua execução.

Publicado em: 30 de Maio de 2014, há 10 anos.