Jucemg recebe representantes dos estados e municípios para efetivar Redesim

Publicado em: 5 de Novembro de 2014, há 9 anos.

Ao abrir uma empresa em Minas, o primeiro passo é a Consulta de Viabilidade que faz a pesquisa e reserva do nome empresarial. Para mostrar como é feito esse procedimento no interior, a Junta Comercial de Minas Gerais promoveu, em agosto, uma visita técnica às unidades de Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para uma comitiva composta por dez Juntas Comerciais, representantes do Sebrae Nacional e dos estados.

Com participação do Departamento de Registro Empresarial e Integração - DREI, o objetivo foi promover a integração entre os municípios e estados, a partir da realidade mineira, para efetivação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legação de Empresas e Negócios - Redesim.

Durante a visita técnica, a comitiva verificou in loco como o sistema desenvolvido pela Jucemg funciona no interior, em que também é responsável por fazer a viabilidade do negócio conforme o local pretendido, de acordo com a legislação municipal. Para a gerência de Integração, a ideia foi mostrar como funciona a troca de dados entre sistemas da Junta Comercial e Prefeituras com realidades diferentes. Integrantes da Unidade Jucemg de Santa Luzia também explanaram experiências de como é feito essa primeira etapa no município da RMBH.

Inês Schwingel, representante do Sebrae nacional, destacou que a visita técnica “permitiu os estados presentes acompanharem o caminho que estão trilhando e verificar, na prática, a integração entre Prefeitura, órgãos de licenciamento e Junta Comercial”. Para ela, o importante foi mostrar como foi feito em Minas Gerais com “grande sucesso”, avalia, e levar essa experiência aos estados participantes do projeto Integrar e concretizar a Redesim.

José Oscar, da Junta Comercial de Goiás, considerou de grande valia a visita técnica para seu estado, tendo em vista às futuras ações. “Vim buscar conhecimento e repassar às Prefeituras com respaldo e segurança”, comentou que a Jucemg é um “ponto essencial e referência de modelo para a implantação do projeto Integrar”.

Para Afrânio de Carvalho, da Junta Comercial de Tocantins, a autarquia mineira tem um papel importante de capacitação. “É a partir desse treinamento, refere-se à vista, que facilitará a abertura de empresas nos estados”. Afrânio classifica o projeto Integrar como “inovador” e acredita que propõe mudanças de paradigma ao tornar a formalização de um empreendimento mais “prático, virtual e sem burocracia”, avalia.

Diretor do DREI, Paulo Zumpano, elogiou a parceria entre a Jucemg e Sebrae Nacional para a efetivação da Redesim e a condução do projeto, que, para ele, “é um sucesso nas dez Juntas Comerciais participantes, ao oferecer um serviço mais rápido e sem burocracia para os usuários”.

Presidente da Junta Comercial de Minas Gerais, José Donaldo Bittencourt Júnior, reafirmou o “compromisso e posição da Jucemg em dar continuidade a todas as ações do projeto”, e a importância da autarquia mineira como referência nacional no processo de abertura de empresas. Acompanharam a visita, membros da alta administração, servidores e colaboradores de diversos setores envolvidos da autarquia estadual.

Publicado em: 5 de Novembro de 2014, há 9 anos.