Comitiva da Junta Comercial de Pernambuco e do Sebrae visitam a Jucemg

Publicado em: 19 de Junho de 2015, há 9 anos.

A Junta Comercial de Minas Gerais recebeu, em sua sede, em Belo Horizonte, nos dias 8 e 9/06, uma comitiva da Junta Comercial de Pernambuco – Jucepe, acompanhada por representantes do Sebrae do Acre e nacional. O objetivo foi conhecer o processo de abertura de empresas realizado pela Jucemg, referência no país, para a efetivação da Rede Nacional Para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios – Redesim. A atividade faz parte do conjunto de ações do projeto Integrar, que visa simplificar e facilitar a abertura de empresas no Brasil, tendo como referência as melhores práticas.

A comitiva visitou in loco as unidades Jucemg Minas Fácil de Betim e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com o objetivo de demostrar como funciona a troca de dados entre os sistemas da Junta Comercial e prefeituras com realidades distintas.

Analista do Sebrae Nacional, Layla Caldas, considerou produtiva a visita, que permitiu debater e conhecer mais o projeto pelos representantes da Jucepe, para a simplificação e integração dos processos em Pernambuco, onde há municípios com realidades distintas. Para Layla, a Jucemg tem contribuído significativamente para simplificação e integração dos processos, com apoio aos estados que já implantaram o projeto. “Tem sido crucial a parceria com a Jucemg para dar sequência à Redesim e implementar o sistema público”, avalia.

Para o secretário geral da Jucepe, André Ayres, a intenção inicial foi conhecer tecnicamente o projeto Integrar, o know how da Jucemg e aceitação desse sistema no estado. Para ele, apesar das dificuldades de integração do estado nordestino com os municípios, é possível vislumbrar a implantação do Integrar, contudo, diz que é preciso avançar mais. A visita foi acompanhada pela gerência de Integração, pela equipe das Diretorias de Gestão da Informação e Modernização e Registro Empresarial, com a supervisão da Chefia de Gabinete.

Publicado em: 19 de Junho de 2015, há 9 anos.