Jucemg e Receita Federal capacitam cartórios de registro de pessoa jurídica que emitem CNPJ

Publicado em: 14 de Agosto de 2015, há 10 anos.

Servidores dos cartórios de registro de pessoa jurídica de Belo Horizonte, que emitem CNPJ, participaram de uma capacitação na sede da Jucemg, no dia 13/08, quinta-feira. Iniciativa da Diretoria de Gestão da Informação e Modernização, DGIM, o objetivo foi instruir esses cartórios que, por meio do convênio da Receita Federal assinada com Instituto de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDP), passam a integrar o processo de análise e deferimento de atos cadastrais do CNPJ.

Com essa medida, as solicitações de inscrição, alteração e baixa das empresas poderão ser analisadas e deferidas diretamente pelo cartório sem a necessidade de atendimento na Receita Federal. O CNPJ poderá ser emitido, alterado e baixado juntamente com o registro do ato no cartório, como já ocorre com atos sujeitos a registros nas Juntas Comerciais.

Moaciar Alves Teixeira, servidor da gerência de Análise e Certificação de Atos Empresariais da Jucemg, apresentou o que é a Classificação Nacional de Atividade Econômica – CNAE, como trabalhar em parceria com a Receita Federal e analisar o objeto social da empresa com a qualificação correta. “Mostramos a eles (servidores) como devem fazer essa conferência,” explicou Moacir.

Pietro Perugino, da Receita Federal, explicou como será o sistema para os cartórios deferirem o CNJP no mesmo molde que acontece pela Jucemg, desde 2009. “Focamos no funcionamento do CNPJ, na conferência do Documento Básico de Entrada - DBE e como vão poder atuar para deferir o CNPJ nos casos de inscrição, alteração e baixa das empresas registradas em cartório”.

Dessa forma, os cartórios de registro de pessoa jurídica passam a se integrar ao processo de análise e deferimentos de atos cadastrais do CNPJ através da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresários e Pessoas Jurídicas (Redesim). Cada cartório poderá fazer parte do convênio firmado com a Receita e o Instituto mediante termo de adesão.
 

Publicado em: 14 de Agosto de 2015, há 10 anos.