Divinópolis vai receber rodada do Fórum Regional

Publicado em: 15 de Setembro de 2015, há 8 anos.

Será realizada, nesta sexta-feira (18), a cerimônia de instalação do Fórum Regional da região Oeste de Minas Gerais, em Divinópolis. O evento será às 9 horas no Espaço Cultural Da’Vinci. O Fórum Regional é aberto ao público e está acontecendo neste ano em todos os 17 territórios em que o estado foi dividido.

Os Fóruns Regionais são um novo modelo de gestão no Estado e foi criado para dar voz à sociedade para que se manifeste em busca de soluções específicas para as diferentes localidades de Minas Gerais. Para isso, o estado foi dividido em 17 Territórios de Desenvolvimento e, cada um deles, vai sediar um fórum. Neste primeiro ano, serão levantadas as prioridades das regiões e, a partir de 2016, os encontros servirão como canal de diálogo permanente entre a administração pública e a sociedade civil. As secretarias de Estado de Governo (Segov), Planejamento e Gestão (Seplag) e Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) fazem a coordenação do projeto.

A proposta dos fóruns consiste em convidar, periodicamente, a população a comparecer às reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, entre outras modalidades de diálogo. Estas participações garantem espaços democráticos para o planejamento das ações do governo a fim de promover desenvolvimento econômico e social. O acompanhamento técnico de todas as etapas fica a cargo do Colegiado Executivo, composto por representantes de órgãos do governo e, em maior número, da sociedade civil. Este colegiado é responsável pelo encaminhamento das demandas levantas nos fóruns.

Neste primeiro ano, os Fóruns vão fazer o levantamento de prioridades de cada território para que os dados possam orientar a elaboração do PPAG (Plano Plurianual de Ações Governamentais), PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Com esta agenda inicial encerrada, a partir de 2016 os Fóruns seguem como canal de constante diálogo com a sociedade civil.

Os Fóruns serão articulados de forma a envolver representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representações do poder legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil serão maioria nos colegiados executivos.

Serviço: Instalação do Fórum Regional de Governo no Território Oeste
Data: 18 de setembro
Local: Espaço Cultural Da’Vinci
Endereço: Estrada de Ermida, 2001, bairro Belo Vale - Divinópolis

Publicado em: 15 de Setembro de 2015, há 8 anos.