Representantes de Alagoas visitam a Jucemg para conhecer o Minas Fácil

Publicado em: 7 de Outubro de 2015, há 8 anos.

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais /Jucemg, recebeu nesta quarta-feira (07/10), no Plenário de Vogais de sua sede, em Belo Horizonte, 17 profissionais alagoanos - oriundos de quatro prefeituras, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae AL e da Junta Comercial do Estado de Alagoas / Juceal. A visita, que teve como objetivo conhecer o serviço Minas Fáci, ressaltou pontos importantes na integração do Estado com os municípios, no tocante ao registro empresarial.

Analista técnica de Políticas Públicas do Sebrae AL, Denise Caetano, afirmou que a atividade é de grande importância para Alagoas, pois é um momento de conhecer melhor a experiência de sucesso da Jucemg. "Temos avançado na implantação da Redesim, mas existem algumas questões municipais que não estão integradas. Os quatro maiores municípios do estado estão participando dessa visita e o intuito é sensibilizar ainda mais essas cidades para a quebra de paradigmas, que na prática são entraves ao desenvolvimento econômico. O registro de empresas em Minas Gerais é referência para o país e o Estado tem sempre avanços significativos", afirmou.

A Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) foi criada pelo Governo Federal e tem como premissa a diminuição do tempo e do custo para abertura de um negócio. Maceió, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos e Arapiraca foram os municípios alagoanos participantes da atividade. A programação englobou questões como a integração com as prefeituras, com os órgãos de licenciamento estadual e com os cartórios. Além de destacar todo aparato tecnológico utilizado por Minas na simplificação e agilidade de negócios, dentre outros procedimentos.

Somente neste semestre, a Jucemg recebeu três visitas técnicas. Em julho, a autarquia recepcionou representantes da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), da Junta Comercial do Distrito Federal e do Sebrae Nacional. Em setembro, sediou um encontro de alinhamento sobre o projeto Integrar - uma parceria da Secretaria da Micro e Pequena Empresa do Governo Federal, com o Sebrae Nacional e a Junta mineira, onde o conhecimento e a tecnologia de Minas são compartilhados com as demais Juntas Comerciais.

Publicado em: 7 de Outubro de 2015, há 8 anos.