Governo de MG instala fórum permanente de apoio às micro e pequenas empresas da RMBH

Publicado em: 6 de Abril de 2016, há 8 anos.

O governo do Estado - por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) – instalou, nesta segunda-feira (4/4), em evento realizado na sede da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), a quarta regional do Fórum Permanente de Micro e Pequenas Empresas (Fopemimpe). Dessa vez foi Belo Horizonte e região metropolitana com a instalação da assembleia e a posse dos membros de instituições públicas e entidades que representam o setor privado. O Fopemimpe Regional Metropolitano obedece ao conceito de Territórios de Desenvolvimento lançados pelo governador Fernando Pimentel. As outras regionais já instaladas foram Noroeste de Minas (Paracatu), Triângulo Sul (Uberaba) e Triângulo Norte (Uberlândia).

Os pequenos negócios sempre foram importantes para a economia de um município, do estado e do país. Contudo, com o objetivo de mostrar a força que tem e ampliar os benefícios para gerar mais emprego e renda, a organização desse segmento tornou-se necessária com o ingresso em associações ou a entidades diversas. Considerando essa representatividade importante, a Sede criou, há alguns anos, o Fórum Permanente Mineiro de Micro e Pequenas Empresas (Fopemimpe) a fim de fortalecer a atuação dos pequenos negócios. Entretanto, o atual governo decidiu pela regionalização das ações para dar voz às micro e pequenas empresas também nos quatro cantos de Minas.

Ao abrir o evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, disse que o Fopemimpe é uma das principais ferramentas do Estado para contribuir com as políticas públicas dos pequenos negócios, principalmente, quando se busca a retomada do crescimento com a geração de emprego e renda. Ressaltou o papel importante da Jucemg, que entrou na era digital e já se destaca como a mais inovadora do Brasil, colocando fim aos milhares de folhas de papel diariamente utilizadas e abrindo empresas em tempo recorde, algumas se tornando realidade em apenas uma hora. “Tomamos a decisão política de regionalizar o fórum e a oficializamos por meio do decreto 46.832/2015, acreditando na força da micro e da pequena empresa, responsáveis pela geração da maioria dos empregos, não apenas em Minas Gerais, mas também em todo o território brasileiro”.

O presidente da Jucemg, José Donaldo Bittencourt Júnior, afirmou ser histórico o dia em que se cria o Fopemimpe Regional Metropolitano. Ele reconheceu como imprescindível o apoio do secretário Altamir Rôso para que a Junta pudesse conquistar os avanços que a faz destacar como a mais moderna do país. Donaldo ressaltou a presença da instituição em 121 municípios mineiros e revelou que está fazendo uma reestruturação para atender melhor as regiões a partir do conceito governamental dos novos territórios de desenvolvimento.

Aos representar os demais municípios que compõem o Fopemimpe Regional Metropolitano, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Eduardo Bernis, considerou fundamental a descentralização do fórum. Ele lembrou o seu tempo em entidades que representam a iniciativa privada e disse que todo o apoio do Estado às micro e pequenas empresas é importante para a geração de emprego e renda. Bernis colocou a Prefeitura de Belo Horizonte, especialmente a sua secretaria à disposição para romper gargalos existentes ao empreendedor e ser parceiro efetivo do fórum.

Logo após a abertura, o secretário-geral do Fopemimpe, Fernando Passalio, contextualizou a regionalização do Fopemimpe e a relação direta com os territórios de desenvolvimento a fim de ampliar o diálogo com as entidades representativas dos pequenos negócios. Em seguida, houve discussão dos principais temas a serem trabalhados e posse dos membros da regional metropolitana do Fopemimpe. Passalio admitiu que a expressiva participação das entidades de diversos municípios que integram a RMBH surpreendeu positivamente a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. "Estamos muito otimistas com a regional metropolitana do Fopemimpe, pois tivemos uma presença muito significativa de órgãos públicos e representantes da iniciativa privada, todos interessados em trabalhar por melhores tempos na vida da micro e da pequena empresa", afirmou Passalio.

Entre os principais temas abordados estão: ações para simplificar a formalização de empresas; obtenção de crédito e o acesso às novas tecnologias; como ampliar as possibilidades de exportação de produtos e serviços; orientação sobre vendas ao governo, além de discutir sugestões para aprimorar as atividades empresariais e o pagamento de impostos. O Fopemimpe estará sempre aberto a temas locais e regionais, como em Paracatu, onde os participantes foram unânimes em reclamar da necessidade de melhorar a segurança pública. A demanda será encaminhada e discutida com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Quando as questões forem tributárias, elas serão discutidas com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF). Ou seja, o Fopemimpe terá uma atuação junto às estruturas governamentais e privadas para discutir assuntos que melhorem a competitividade das micro e pequenas empresas.

Publicado em: 6 de Abril de 2016, há 8 anos.