Encontro Nacional de Juntas Comerciais é aberto em Ouro Preto|MG

Publicado em: 14 de Abril de 2016, há 8 anos.

O presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, José Donaldo Bittencourt Júnior, abriu oficialmente na noite do dia 13\04, quarta-feira, o Encontro Nacional de Juntas Comerciais – ENAJ 2016, no Sesc Estalagem Ouro Preto. Acompanhado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, e o secretário especial da Micro e Pequena Empresa da Secretaria da Presidência da República, Carlos Leony Fonseca da Cunha, Donaldo destacou a satisfação e o orgulho de realizar o Encontro em Minas, cujo objetivo visa apresentar demandas e soluções para regulamentar, modernizar, virtualizar, desmaterializar e uniformizar o registro empresarial no país, além de promover o intercâmbio de experiências e troca de informações para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do registro empresarial.

Com a presença de todas as Juntas Comerciais do Brasil, Donaldo ressaltou a importância do estado mineiro no cenário nacional. Para o presidente, o desafio maior é buscar integração entre as Juntas Comerciais. “O sonho da integração plena no âmbito do registro empresarial caminha a passos largos para se tornar realidade”, acredita Donaldo, ao citar o projeto Junta Digital, que consiste em oferecer, pela internet, todos os serviços de atos empresariais (abertura, alteração e extinção) e autenticação de livros, eliminando de vez o papel e garantindo mais agilidade e redução de custos ao empresariado. Idealizado pela Jucemg, o projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e beneficiará mais de 840 mil empresas no estado.

Representando o presidente do Sebrae Nacional, Affif Domingos,
Inês Schwingel, citou o apoio do Sebrae Nacional ao projeto Junta Digital e o protocolo de intenções firmado entre o Sebrae Estadual com a Jucemg, que permitirá expandir a implantação da Redesim nos municípios mineiros. A Redesim promove a integração dos processos entre órgãos e entidades responsáveis pelo registro, alteração e baixa de empresas com entrada única de dados e documentos via internet. “A Jucemg é vanguardista em sistemas e procedimentos de registro mercantil moderno e digital, e o Sebrae apoia todas as iniciativas que ajudem a expandir esses sistemas para o restante do pais”, concluiu.

Representando o legislativo, o deputado estadual João Bosco classificou o Encontro como “primoroso”, do qual as Juntas Comerciais têm um papel fundamental para o funcionamento do mercado empresarial e para o desenvolvimento econômico do pais. “As Juntas Comerciais são hoje protagonistas e responsáveis por sedimentar o desenvolvimento do que o país precisa. Ao citar o projeto Junta Digital, o parlamentar destacou o papel da Jucemg como referência nacional no registro empresarial e sua iniciativa que serve de modelo para as demais com o propósito de “fazer do Brasil um país produtivo, competitivo e forte”, devendo ser esse o norte das Juntas Comerciais”, acredita.

Hermano Lemos Machado, Superintendente da 6º Região Fiscal da Receita Federal em MG, destacou a parceria fundamental com a Jucemg para criar um ambiente propício para as empresas prosperarem no país. “Temos Minas como estado pioneiro que vem investido forte na melhoria do ambiente de negócio, com celeridade maior possível na abertura de empresas”, destacou.

Secretário da Micro e Pequena Empresa, Carlos Leony Fonseca da Cunha, chamou atenção que o maior desafio é buscar a integração e uniformidade entre as Juntas Comerciais. Para ele, o que mais irrita o empresário são os diferentes tipos de procedimento para abertura. “As Juntas Comerciais são um elo importante em todos os órgãos que compõem o processo de registro e legalização das empresas, e elas (Juntas) devem assumir esse papel em superar uma cultura de registro e proporcionar a integração entre todos os órgãos envolvidos”, concluiu.

Opinião semelhante, Árdisson Naim Akel, presidente da Associação Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais – ANPREJ, reforçou o papel das Juntas Comerciais como agentes integradores que facilitam, simplificam, agilizam e melhoram a eficiência de toda a cadeia de registro empresarial. “Temos que cumprir nossa missão em aumentar a velocidade, a eficiência, mas sem nunca perder a segurança e qualidade técnica dos registros empresariais, incentivando o crescimento empresarial no país”.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, a realização do Enaj acontece em um momento especial, em razão do projeto Junta Digital que, segundo Rôso, proporcionou uma transformação radical no atendimento ao empresário e contadores. Para ele, o projeto elevou o patamar de atendimento do órgão, passando a atender somente pela internet. Segundo Rôso, é uma satisfação poder contar com a Jucemg dentro do sistema de desenvolvimento do estado.
“A atuação do Jucemg, dentro do contexto do sistema de desenvolvimento econômico do estado, é referência em todo o país. É nesse contexto que abrirmos as portas do estado ao Enaj.

A oportunidade diálogo vem no momento melhor possível para trocar ideais e novas rumos paras Juntas Comerciais de todo o país. O momento de transformação pelo qual passamos é ideal para que as experiências de todos sejam compartilhadas e somente assim podermos atender o empresariado brasileiro de forma assertiva, direta e desburocratizada”.

Publicado em: 14 de Abril de 2016, há 8 anos.