Fopemimpe chega ao Território Oeste para dar apoio a mais de 50 cidades mineiras

Publicado em: 15 de Junho de 2016, há 8 anos.

As micro e pequenas empresas das 52 cidades que compõem o Território de Desenvolvimento Oeste de Minas Gerais passarão a contar, a partir desta terça-feira (14/6), com o apoio local do Fórum Permanente Mineiro das Micro e Pequenas Empresas (Fopemimpe).

Já instalado em outras seis regiões do estado, o Fopemimpe – coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) – é um importante instrumento de captação de demandas e propostas de melhorias para as MPEs mineiras. A cerimônia de instalação do Fopemimpe no Território Oeste acontece na cidade de Pará de Minas, com participação do prefeito da cidade, Antônio Julio.

“Nossa ideia é percorrer todas as 17 regiões do estado, levantando as demandas das empresas e propondo melhorias para o aumento da competitividade”, afirma o coordenador-geral do Fopemimpe, Fernando Passalio. Na ocasião será assinado um termo de posse pelas entidades habilitadas a participarem do Fopemimpe, a exemplo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Serviço de Apoio A Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

O fórum atua por meio de comitês técnicos com temas como simplificação e formalização de empresas; obtenção de crédito e o acesso às novas tecnologias; como ampliar as possibilidades de exportação de produtos e serviços; orientação sobre vendas ao Governo, além de discutir sugestões para aprimorar as atividades empresariais e o pagamento de impostos. Ao todo, atuam no Território Oeste 82.039 micro e pequenas empresas e 34.641 micro empreendedores individuais.

Por meio das ações regionais, o Fopemimpe tem ouvido as demandas dos municípios mineiros e articulado junto às entidades públicas e privadas para construção de planos estratégicos de desenvolvimento das empresas e fortalecimento da economia local e regional. Todas as informações sobre o fórum e as regiões já instaladas podem ser acompanhadas no site www.desenvolvimento.mg.gov.br/fopemimpe.

Publicado em: 15 de Junho de 2016, há 8 anos.