Conselho Regional de Contabilidade recebe palestra sobre registro digital

Publicado em: 12 de Julho de 2016, há 7 anos.

A Junta Comercial de Minas Gerais promoveu mais uma palestra sobre o registro digital, desta vez dentro da programação “Café com contabilistas”, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade - CRC, em Belo Horizonte. O objetivo foi sanar dúvidas e orientar os contadores sobre o novo procedimento, em vigor desde 30 de novembro do ano passado, que oferece os serviços de atos empresariais e escrituração contábil exclusivamente pela internet.

Mauro Lúcio Gonçalves de Moura, vice-presidente de Ética e Disciplina do CRC, destacou as atividades de educação continuada promovida pelo Conselho. “Estamos investindo profundamente na capacitação dos contabilistas em todo o interior do estado de forma atuante e a Jucemg vem ajudando nessa proposta”, comentou.

Em nome do presidente da Jucemg, José Donaldo Bittencourt Júnior, o diretor de Integração e Interiorização, Marcos Araújo, destacou a importância da parceria (Termo de Cooperação Técnica) assinada entre as partes, que visa à capacitação dos contadores sobre o registro digital. Para ele, o projeto é uma importante ferramenta digital que a Jucemg está disponibilizando em parceria com o Sebrae Nacional para diversos estados do país. “A Junta Comercial, instituição centenária com mais 860 mil empresas ativas, e o CRC estão emanados pelo desenvolvimento e pelo progresso de Minas Gerais”, avaliou.

Alex Barbosa, diretor de Gestão da Informação e Modernização –, apresentou o projeto que visa trazer mais segurança jurídica para o empresário, controle e acessibilidade aos contadores, e, sobretudo, mais agilidade e dinamismo para a abertura de negócios no país. Para ele, o grande impacto que o registro digital traz é a necessidade de uma mudança cultural e esse é o momento de debater, tirar dúvidas e trazer informações para que as pessoas tenham mais segurança.

Segundo Barbosa, o projeto Junta Digital é uma prestação de serviço 100% pela internet, com assinatura digital e o uso do certificado digital, com mobilidade aos serviços da Jucemg a qualquer momento, avalia. Alex aproveitou para destacar a importância do uso do certificado nível A3 (e-cpf) para assinatura do documento eletrônico que oferece maior confiabilidade. As premissas para o uso do registro digital são acesso à internet, arquivo em pdf A e com tamanho de 10 MB.

Para ele, não há mudança do processo digital para papel. “A única coisa que mudou foi a forma de assinar, que agora é com o uso do certificado digital. As exigências continuam as mesmas”, chama atenção. Na oportunidade, foi apresentado o passo a passo do processo digital e as dúvidas sobre procuração. A diretora de Registro Empresarial, Lígia Xenes e Igor Tameirão, da Gerência de Tecnologia da Jucemg, participaram também do evento com suporte sobre as principais dúvidas sobre o tema.

Desde a implantação do registro digital, a Jucemg tem promovido uma série de palestras em parceria com o CRC no interior do estado. Confira programação em: http://www.jucemg.mg.gov.br/ibr/institucional+eventos

Publicado em: 12 de Julho de 2016, há 7 anos.