Jucemg empossa membros do Comitê Gestor da Redesim

Publicado em: 19 de Julho de 2016, há 7 anos.

Foram empossados nesta segunda-feira, 18/07, no Plenário da Junta Comercial de Minas Gerais, os membros que compõem o comitê gestor da Rede para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios do Estado de Minas Gerais – Redesim. Instituído pelo Decreto nº 353, de 04/07/2016, o objetivo do comitê gestor é efetivar a Redesim no estado de forma a simplificar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas em solo mineiro. “A ideia é estimular e desenvolver ações direcionadas à simplificação e integração do processo de registro, integrando todos os atores envolvidos por meio de uma única entrada de dados e de documentos”, explica José Donaldo Bittencourt Júnior, presidente da Jucemg.

Presidente gestor do comitê, Donaldo destacou os desafios à frente e os avanços do registro digital que tornaram possível efetivar a implantação da Redesim. “A Redesim propiciará um novo patamar na capacidade de interação da Jucemg com seus parceiros, com a redução do tempo de abertura de empresas e ampliação da oferta de serviços de forma integrada”, acredita. O comitê é composto por representantes envolvidos no processo de abertura e licenciamento de empresas, como as Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão, Fazenda, Secretaria de Saúde, por intermédio da Vigilância Sanitária, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o Corpo de Bombeiros Militar. Participam também por adesão a Receita Federal do Brasil, a Associação Mineira de Municípios e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais - Sebrae. O projeto Junta Digital é uma idealização da Junta Comercial com apoio e parceria do Sebrae Nacional, que oferece os serviços de atos empresariais e escrituração contábil 100% pela internet.

Coordenador Executivo da Redesim, o servidor da Jucemg, Henrique Petrocchi, explanou sobre a evolução da Rede em Minas que, segundo ele, começou em 2005, com a primeira unidade de atendimento para os serviços de abertura e alteração de empresas, passando pela integração com órgãos de licenciamento e expansão de unidades da Jucemg em convênio com as Prefeituras, até culminar no registro digital e no projeto Sala do Empresário.

Henrique destacou sobre o desenvolvimento de eixos temáticos, como o fortalecimento institucional da Redesim em Minas, a definição de metas, objetivos, etapas, além de estabelecer estratégias de comunicação e interação com os 17 Territórios de Desenvolvimento no estado. Na oportunidade, Petrocchi fez algumas reflexões sobre os desafios para simplificar e unificar os procedimentos de abertura de empresas no estado, como reduzir prazos de registro e licenciamento, como aprimorar os processos de integração entre os órgãos e conseguir adesão, dos 853 municípios do estado. “Temos que elaborar uma proposta de trabalho”, salienta.

Para sair do campo das ideias, Henrique falou sobre o projeto Sala do Empresário, ambiente de apoio e acolhimento ao empreendedor, que oferece serviços, orientações, informações e assessoria para que o negócio prospere e para aumentar a longevidade das empresas. “É uma forma de materializar a Redesim nos Territórios de Desenvolvimento e oferecer assistência ao empresário”. Atualmente, o projeto está presente em Belo Horizonte, Uberlândia e Uberaba e a perspectiva, comenta Petrocchi, é fortalecer e expandir para as demais cidades.

Alex Barbosa, diretor de Gestão da Informação e Modernização da Jucemg, destacou que o registro digital é um projeto pioneiro e inovador e visa, sobretudo, “oferecer um melhor ambiente de trabalho para o empresário”. Para ele, o projeto traz mais segurança e garantia jurídica para os atos empresariais e também comodidade para o cidadão.

Marcos Araújo, diretor de Integração e Interiorização, considerou um grande desafio a efetivação da Redesim em um estado com municípios de realidades tão distintas e que a “atual administração não medirá esforços para melhorar o ambiente de negócios em Minas”.

Alessandro Flávio Barbosa Chaves, membro do comitê gestor por parte do Sebrae, elogiou o trabalho da autarquia e acredita que a participação da entidade faz parte de uma estratégia nacional. “O modelo da Jucemg é para ser adotado no Brasil inteiro e nós entendemos que esse comitê é uma oportunidade para simplificar os processos do pequeno empresário e, claro, ampliar os benefícios da Redesim para todo o estado”, diz.

Publicado em: 19 de Julho de 2016, há 7 anos.