Atividades de capacitação sobre registro digital sanam dúvidas e procedimentos no interior

Publicado em: 29 de Julho de 2016, há 7 anos.

Com o registro digital, os processos de abertura, alteração e extinção de empresas e escrituração contábil passaram a ser exclusivamente pela internet. Para falar sobre o tema, a Junta Comercial de Minas Gerais, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de MG, promoveu um conjunto de palestras no interior do estado. O objetivo é orientar e sanar dúvidas dos cidadãos-usuários sobre o novo procedimento, em vigor desde 30 de novembro do ano passado.
Iniciativa da Escola Permanente da Jucemg, as atividades aconteceram desta vez nas cidades de Juiz de Fora (05/07), Montes Claros (11/07), Varginha (19/07), Uberaba (25/07) e Uberlândia (27/07).

Com um público total de 600 participantes, técnicos e analistas da Junta Comercial esclareceram aos contadores sobre o novo sistema de registro que, além de agilizar os procedimentos dos atos empresariais, garante mais segurança e benefícios para o empresário, como mobilidade, redução de custos e prazos, uma vez que o sistema está disponível a qualquer momento.

Vinícius Mourão, gerente de Análise e Certificação de Atos Empresariais da Junta Comercial, destacou que o novo sistema está em implantação e que a tendência é tornar mais rápido os serviços da Jucemg. Para Mourão, os usuários estão bem receptivos, e as palestras são importantes, uma vez que oferecem a possibilidade de saber quais são os principais desafios e caminhos a seguir.
Mesma opinião, para o supervisor do escritório regional em Juiz de Fora Alexandre Silveira, a plataforma digital vem para facilitar a vida dos usuários, oportunidade que destacou a importância do evento na cidade.

No sul de Minas, o supervisor do escritório regional de Varginha, Luiz Carlos Mangiapelo ressaltou as facilidades trazidas pelo registro digital. “Nós somos uma unidade regional onde há pessoas que viajam até 300 km para registrar um documento, agora poderão fazer isso de seus escritórios ou casas, sem a necessidade de vir até aqui”.

Helena de Freitas, supervisora do escritório regional de Uberlândia, comentou sobre a importância do evento. “Havia muitas dúvidas sobre o tema e a palestra ajudou a sanar sobre os assuntos mais recorrentes”, acredita. Para Helena, a facilidade é uma grande vantagem do novo procedimento. “Em qualquer lugar, você pode fazer o registro de atos empresariais e livros mercantis”, explica.
Para o registro digital, é preciso ter acesso à internet, possuir certificado digital A3 para assinatura do documento eletrônico, arquivo em PDFA e com capacidade de 10MB.

Publicado em: 29 de Julho de 2016, há 7 anos.