Novo diretor do DREI conhece projetos da Jucemg

Publicado em: 9 de Agosto de 2016, há 7 anos.

Na última sexta-feira, 05/08, o presidente da Jucemg, José Donaldo Bittencourt Júnior, recebeu o novo diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Conrado Vitor Lopes Fernandes, acompanhado pela coordenadora geral de normas do DREI, Anne Caroline Nascimento.

Durante a visita técnica, o diretor conheceu os projetos da Jucemg, que visam à melhoria do ambiente de negócios e ao desenvolvimento econômico do estado, dentre eles a implantação da Junta Digital, que passa a disponibilizar os serviços de atos empresariais e livros mercantis exclusivamente pela internet, a ampliação das Salas do Empresário e o projeto Minas Fácil Digital, que vai integrar os 853 municípios mineiros.

Conrado conheceu também o Sistema de Registro Mercantil (SRM), desenvolvido pela autarquia e responsável pelo registro dos atos empresariais no estado, e o Portal de Serviços da Jucemg, que conta com mais de 292 mil usuários cadastrados, além dos serviços de emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) Online, Consulta de Viabilidade, Sistema Integrador (Requerimento de Empresário e Ficha de Cadastro Nacional), Serviços Web (emissão de certidões digitais e ficha cadastral), Agendamento Online, Validação e Retirada de documentos, cancelamento de DBE (Documento Básico de Entrada no CNPJ), além dos serviços de registro de documentos e livros digitais.

Segundo o diretor, “é importante que se perceba o valor das Juntas Comerciais, pois elas são responsáveis por fazer a articulação com os órgãos municipais, estaduais e federais, envolvidos em todo processo de registro, formalização e autorização de funcionamento de empresas”. Ele destaca ainda que as Juntas Comercias devem ser “um ambiente desburocratizado e seguro para o empresariado”.

As visitas técnicas tiveram início na Junta Comercial de Goiás, no dia 12/07, seguindo para a Junta Comercial de São Paulo (03/08) e do Rio de Janeiro (04/08), e têm como objetivo, conhecer o fluxo e os procedimentos desempenhados pelos órgãos de registros do País, e avaliar a aplicação da legislação de registro empresarial e prestação do serviço público no cumprimento dos seus deveres legais.

Participaram da visita, a secretária-geral, Marinely Bomfim; o procurador, Fernando Netto; o auditor, Márcio Mourão e os diretores da Jucemg, Alex Barbosa, Lígia Xenes, Marcos Araújo e Mariana Flores.

Conrado Fernandes é advogado, pertencente ao quadro de pessoal da Caixa Econômica Federal, e foi nomeado no dia 31/05, para exercer o cargo de diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

A Secretaria  é responsável pela formulação, coordenação e articulação de políticas e diretrizes para o apoio à microempresa, empresa de pequeno porte e artesanato e do fortalecimento, expansão e formalização de MPE, dentre outras atribuições.

Clique aqui e veja mais fotos da visita técnica.

Publicado em: 9 de Agosto de 2016, há 7 anos.