Novidades na versão 4.6 do CNPJ e registro digital são temas de palestra em Belo Horizonte

Publicado em: 11 de Agosto de 2016, há 7 anos.

Na manhã de 11/08, o auditório do Ministério da Fazenda, no Centro de Belo Horizonte, sediou as palestras: Novidades da versão 4.6 do CNPJ e Registro Digital de Empresas. O evento foi promovido pela Receita Federal / RF em parceira com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais / Jucemg e reuniu membros da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e da Central de Cartórios, dentre os mais de 140 participantes.

Pietro Perugino, palestrante do Ministério da Fazenda , abordou sobre a nova versão do CNPJ, que passa a ser utilizada na próxima segunda-feira (15/08). O aplicativo que permite consultar informações sobre empresas inscritas no CNPJ, acompanhar a evolução e/ou cancelar as solicitações cadastrais (inscrições, alterações e baixas), acessar a tabela do Código Nacional de Atividades Econômicas / CNAE e obter informações sobre os procedimentos cadastrais, terá novidades. De acordo com Perugino, “dentre as principais vantagens do novo aplicativo estão a simplificação de procedimentos, a redução de erros, a linearidade do processo e maior dinâmica na integração de dados”, afirma.

São vários os benefícios da versão 4.6 do CNPJ, dentre os quais destacam-se a recuperação automática - em Minas Gerais, Alagoas e Pará, das informações da pesquisa de viabilidade para o momento do registro e, para todo país, a coleta somente do valor em moeda da participação dos sócios no capital social da empresa e não mais o percentual.

Alex Barbosa, diretor da Jucemg e Franciene Alípio, servidora da autarquia, ministraram o conteúdo sobre o Registro Digital, projeto em que os serviços de atos empresariais e escrituração contábil são realizados totalmente pela internet, oferecendo ao cidadão-usuário maior acessibilidade, redução de custos e prazos. De acordo com Barbosa, “no Registro Digital a entrega da documentação é via internet, não mais num balcão de atendimento, e a assinatura é feita também no modo digital, via certificado digital A3(e-cpf). São somente essas mudanças, os demais procedimentos são os mesmos”.

A versão 4.6 do CNPJ e o Registro digital visam contribuir de forma significativa para a melhoria da performance do Brasil no ranking do Doing Business, publicação do Banco Mundial que mede as regulamentações que estimulam as atividades empresariais ao redor do mundo. Na mais recente apuração, concluída em junho de 2015, o país ocupa a 174º posição no quesito tempo e custo para uma empresa iniciar e operar formalmente.

Clique aqui e veja mais fotos da palestra.

Publicado em: 11 de Agosto de 2016, há 7 anos.