Betim recebe palestra sobre registro digital

Publicado em: 19 de Agosto de 2016, há 7 anos.

A Associação dos Servidores Municipais de Betim recebeu na manhã da quinta-feira, 18/08, contadores da cidade e região para a palestra Registro Digital. Promovido pela Junta Comercial de Minas Gerais em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade, o evento faz parte das atividades de capacitação sobre o novo procedimento, em vigor desde novembro de 2015, que oferece os serviços de atos empresariais e escrituração contábil exclusivamente pela internet.

Iniciativa da Escola Permanente da Jucemg, a palestra foi apresentada pelo gerente de Análise e Certificação de Atos Empresariais, Vinícius Mourão, que destacou os benefícios e vantagens do novo sistema, como comodidade, praticidade, segurança e acessibilidade. “O serviço está disponível 24 horas, oferecendo mais facilidades para o registro de atos empresariais e livros”, comenta Mourão. Dentre as vantagens, o novo procedimento ainda oferece redução de custos e prazos, uma vez que todo o trâmite é eletrônico, além de garantir mais facilidades de acesso aos serviços da Jucemg. Para o uso do registro digital, é preciso ter acesso à internet, certificado digital A3(e-cpf), arquivo em pdf A e com tamanho de arquivo de 10 MB.

Mourão ainda chamou atenção para as procurações. Para ele, as procurações são uma alternativa para os sócios que não têm certificado digital. “Com a regra, as procurações devem ser enquadradas arquivadas anteriormente à solicitação do registro do ato empresarial para as empresas já inscritas na Jucemg. Não é obrigatória, completa, a indicação de que se destina ao registro digital, basta conter poderes para a assinatura do ato”, explica.

Delegada seccional do CRC de Betim, Eliene Rezende, comentou sobre a importância da capacitação para os contadores da cidade e região. “Com o registro digital, sentimos a necessidade dos profissionais sanarem dúvidas sobre o novo procedimento”, afirma ao destacar que a palestra foi muito importante, uma vez que a delegacia secional seccional do CRC de Betim atende aproximadamente dez municípios do entorno.

Igor Tameirão, analista de suporte da Gerência de Tecnologia da Informação e Conhecimento da Junta Comercial, orientou os cidadãos-usuários sobre os procedimentos de tecnologia. Tameirão explicou aos participantes para atualizarem o navegador Internet Explorer versão 9 ou superior e Mozilla Firefox versão 30 ou superior, como requisitos para o registro digital. Na oportunidade, foi ainda destacado que a Jucemg disponibiliza vídeos explicativos sobre o novo procedimento digital em seu site, além de material no youtube.

As palestras de capacitação seguem no interior, em Contagem (23/08) e Barbacena (25/08). As inscrições são gratuitas e limitadas. Mais informações, acessar o link https://www.jucemg.mg.gov.br/ibr/institucional+eventos

Publicado em: 19 de Agosto de 2016, há 7 anos.