Jucemg busca expandir Redesim no VI Congresso dos Prefeitos Eleitos

Publicado em: 10 de Novembro de 2016, há 7 anos.

Com a meta de expandir a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios / Redesim aos municípios mineiros, a Junta Comercial de Minas Gerais explanou aos administradores municipais eleitos sobre a importância de aderirem ao serviço Minas Fácil Digital, que visa simplificar, agilizar e integrar todo o processo de abertura de empresa de forma ágil e sem burocracia pela internet. A participação da Jucemg ocorreu no VI Congresso dos Prefeitos Eleitos – Perspectivas e soluções para nova gestão, promovido pela Associação Mineira dos Municípios – AMM, nos dias 9 e 10 de novembro.

Marcos Araújo, diretor de Integração e Interiorização da Junta Comercial, destacou o objetivo da autarquia em efetivar a Redesim em Minas Gerais de forma a unificar o processo de registro, licenciamento e compartilhar e integrar os procedimentos a fim de evitar a duplicidade de exigências e garantir a linearidade dos processos, “promovendo a simplificação e celeridade na formalização de empresas”, explicou. Segundo Araújo, a meta da Jucemg com o apoio dos prefeitos é instalar 60 unidades do serviço Minas Fácil Digital ainda este ano e mais 240, em 2017 e, até o final de 2018, a todos os municípios mineiros. “Entraremos em contato com todos os prefeitos e queremos, em pouco espaço de tempo, chegar a mais de um milhão de empresas instaladas no estado”, projeta. Em nome do presidente José Donaldo Bittencourt Júnior, o diretor da DII transmitiu o desejo da alta administração em dialogar com a AMM soluções produtivas em prol do estado e que esta em consonância com a política desenvolvimentista do governo de Minas Gerais.

Durante o Congresso, a equipe da Jucemg conversou com prefeitos eleitos, explicando sobre o serviço Minas Fácil Digital. Eduardo de Morais, prefeito eleito de Várzea da Palma, interessou-se pelo serviço que tem, dentre os benefícios, proporcionar aumento das receitas municipais, agilidade e simplificação na tramitação dos processos de abertura de empresa. A adesão ao Minas Fácil é feito por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre Prefeitura e Junta Comercial, além do município realizar um mapeamento dos processos de abertura de empresa, a fim de torná-lo mais eficiente e desburocratizado e em consonância com os princípios da Redesim, como simplificação de processos, agilidade e compartilhamento de informações.

O VI Congresso dos Prefeitos Eleitos é uma oportunidade para discutir os principais desafios que os novos administradores públicos enfrentarão no quadriênio 2017/2021, além de ser um momento para compartilhamento de conhecimentos e processos de políticas públicas municipais. O congresso tem como meta, ainda, promover a comunicação e o intercâmbio de experiências e informações entre os setores públicos, e entre essas esferas e a iniciativa privada.

O evento ainda contou com a presença do governador Fernando Pimentel, de prefeitos eleitos e em exercício nos mandatos municipais, de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas de Minas Gerais, além da Controladoria Geral da União.

Publicado em: 10 de Novembro de 2016, há 7 anos.