Juntas Comerciais encerram amanhã reunião nacional

Publicado em: 26 de Março de 2009, há 15 anos.

Termina amanhã, sexta-feira, no Hotel Ouro Minas, a 1ª Reunião Plenária de 2009 da Anprej (Associação Nacional de Juntas Comerciais), que debate temas como o sucesso do Programa Minas Fácil e o projeto do microempreendedor individual (MEI), a ser implantado no País a partir de 1º de julho deste ano.
O encontro reúne presidentes e procuradores de 27 juntas comerciais do País, além de representantes da Receita Federal, INSS, Secretaria de Estado de Fazenda e do DNRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio), órgão regulador dessas autarquias estaduais, vinculado ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Mercado formal
Hoje (quinta-feira), pela manhã, haverá painel sobre o Cadastro Nacional de Empresas; apresentação de atas digitais e de transformação de empresário em sociedade empresária. À tarde, painel sobre leiloeiros; apresentação do Minas Fácil, programa que abre uma empresa no prazo máximo de oito dias, enquanto a média nacional é de 22 dias, e do Projeto Módulo Integrador Regional, desenvolvido pela Junta Comercial de Minas (Jucemg) em parceria com a Prodemge.
Amanhã, a programação começa às 8h30, com o painel sobre o microempreendedor individual que pretende trazer para o mercado formal pequenos comerciantes e microempresários em geral. Só em Minas, a estimativa é de 1,1 milhão de microempreendedores. No Brasil, o total previsto é de 10 milhões.
Ainda pela manhã, haverá seminários sobre a Pesquisa Nacional de Nome Empresarial e o convênio Saed/Sped, com a apresentação do modelo pioneiro da Jucemg de autenticação digital de livros fiscais. À tarde, resumo dos trabalhos e eleição da nova diretoria da Anprej.
Minas Fácil
A reunião foi aberta na noite de quarta-feira pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso; com as presenças do secretário de Estado de Fazenda, Simão Cirineu; do subsecretário de Estado de Planejamento e Gestão, Thiago Toscano; do deputado Doutor Viana, 1º vice-presidente da Assembléia Legislativa; do presidente da Anprej, Júlio Maito; do presidente da Jucemg, Ayres Mascarenhas; e dos representantes do DNRC, o diretor Jaime Herzog e o coordenador jurídico Eduardo Lemos.
Em seu discurso, o secretário Sérgio Barroso destacou o Programa Minas Fácil, com 25 escritórios em todo o Estado, evitando que “o empreendedor faça gastos com viagens e movimentação da papelada”. Disse ainda que está “entusiasmado com as perspectivas de retomada do crescimento e surpreso com o enorme potencial que Minas apresenta para diversos segmentos produtivos”, depois de ter trabalhado por quase 40 anos na iniciativa privada, assumindo o primeiro cargo público com o convite do governador Aécio Neves.
O presidente da Jucemg, Ayres Mascarenhas, realçou “o espírito aparentemente recatado, tímido, desconfiado e reservado do mineiro, mas, no fundo, intensamente acolhedor, reformador, questionador e construtor de convergências”.

Publicado em: 26 de Março de 2009, há 15 anos.