MG registra prazo médio de nove dias para abrir uma empresa, aponta Jucemg

Publicado em: 20 de Dezembro de 2016, há 7 anos.

Em Minas Gerais, o prazo para formalizar um empreendimento foi de até nove dias em 2016, aponta dados da Junta Comercial de Minas Gerais. Em alguns municípios, o tempo para se registrar um negócio levou cinco dias, como Varginha e Itajubá, ambos em Sul de Minas, com 415 e 159 constituições, respectivamente. Ao todo, dez cidades atingiram esse prazo, à frente da capital mineira com 8.664 empreendimentos registrados em seis dias. Isso se deve ao ambiente simplificado do serviço Minas Fácil. Gerenciado pela Jucemg, o serviço idealizado, em 2004, pelo Governo Estadual, facilita os procedimentos de abertura de empresa, em um único local e integrado aos órgãos envolvidos em 121 municípios em Minas. Os dados de abertura referem-se ao período de janeiro a novembro deste ano.

Em Juiz de Fora, 1.373 empresas foram abertas no tempo médio de sete dias, enquanto, em Uberlândia, os 2.093 novos negócios registrados levaram oito dias, assim como Montes Claros, no Norte de Minas, com 926 empreendimentos formalizados. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Betim e Contagem registraram o prazo de sete dias com 520 e 1.101 formalizações, respectivamente.

Até o fim de novembro, 37.095 empresas foram abertas em Minas, conforme dados da Jucemg. Entre os empreendimentos que abriram as portas, destacam-se o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, seguido de mercadorias em geral (com predominância de produtos alimentícios), lanchonetes, restaurantes, transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal e, por último, comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores. Ao todo, 837.857 empresas estão ativas no estado, aponta a Junta Comercial.

Com a implantação do serviço Minas Fácil Digital, a perspectiva que o tempo médio de abertura diminuía ainda mais no estado. O serviço está sendo expandido para diversos municípios mineiros, onde terão a oportunidade de oferecer os serviços de abertura, alteração e extinção de empresas tudo pela internet.

Publicado em: 20 de Dezembro de 2016, há 7 anos.