Jucemg participa do Fórum Regional Metropolitano em Betim

Publicado em: 24 de Agosto de 2017, há 6 anos.

No primeiro Fórum Regional Metropolitano, realizado em Betim, a Junta Comercial de Minas Gerais também esteve presente. Com uma equipe técnica, a Jucemg apresentou a gestores municipais e empreendedores os projetos em vigor, o serviço Minas Fácil Digital e Sala Mineira do Empreendedor.

Gabriel Tavares, da gerência de Integração e Interiorização, apresentou aos prefeitos os benefícios da Sala Mineira do Empreendedor, projeto de iniciativa da Jucemg em parceria com o Sebrae-MG, que oferece um espaço exclusivo com serviços e orientações para abrir e fomentar um negócio. “Muitas prefeituras têm demonstrado interesse em aderir ao projeto”, ressalta Tavares.

É o caso do município de Belo Vale, a 82 km de capital mineira. O prefeito José Lapa dos Santos interessou-se pelos serviços e pretende dar continuidade às conversas. “Estamos com projetos em desenvolvimento na cidade e temos o interesse em fomentar a economia”, diz. A Sala visa melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo o estado mineiro, oferecendo apoio para empreendimento de todo porte e conta o serviço Minas Fácil Digital, que integra todos os órgãos envolvidos na formalização de um empreendimento pela internet, evitando que o empreendedor tenha que comparecer a diversos locais para dar seguimento ao processo.

Além da apresentação dos projetos da Jucemg, o Fórum também contou com a participação de 40 órgãos do estado que orientaram prefeitos, empresários, cidadãos e demais lideranças sobre serviços e projetos oferecidos pelo Executivo, como emissão de carteira de identidade. Realizado na Escola Estadual Amélia Santana Barbosa (Rua Viriato Alexandrino de Melo, 240, bairro Santa Inês), estima-se que 79 gestores estiveram presentes no Fórum Regional e contou com diversos debates, entre eles a discussão das perdas referentes à Lei Kandir, que retirou o ICMS de produtos exportados, gerando perdas para o Estado e municípios.

Anfitriã do encontro, Betim faz parte do Território de Desenvolvimento Metropolitano, do qual faz parte com outras 78 cidades. A atual gestão do governo de Minas dividiu os 853 municípios mineiros em 17 territórios. Até o momento, dez fóruns foram realizados.

Publicado em: 24 de Agosto de 2017, há 6 anos.