Sala Mineira do Empreendedor se consolida no Estado

Publicado em: 12 de Março de 2018, há 6 anos.

A ideia que quanto mais longe dos grandes centros urbanos, mais difícil é abrir uma empresa, em Minas é o contrário. Isso porque somente este ano 46 municípios do interior vivem uma nova realidade ao terem implantado a Sala Mineira do Empreendedor. Idealizado pela Junta Comercial em parceria com o Sebrae/MG e Prefeituras, a Sala oferece um espaço exclusivo para desenvolver, melhorar e simplificar o ambiente de negócios para empreendimentos de todos os portes.

Pelo projeto, a Jucemg oferece o serviço Minas Fácil Digital que permite integrar todos os órgãos envolvidos na formalização de um empreendimento pela internet, evitando assim que o empreendedor tenha que comparecer a diversos locais para dar seguimento ao processo. “Agora, o empresário não tem mais a necessidade do serviço presencial, tudo é pela internet e integrado aos órgãos de formalização”, explica Gabriel Tavares, da gerente de Integração da Jucemg. Pelo Sebrae-MG são oferecidos capacitações, treinamentos e orientações de gestão de pequenos negócios, suporte ao Micro Empreendedor Individual e empreendedorismo.

A adesão à Sala Mineira é feita exclusivamente por um Acordo de Cooperação Técnica via Prefeitura, adequação à lei Redesim (11.598/2007) e ao processo de abertura de empresa pelo serviço Minas Fácil da Junta Comercial. O projeto conta com parceiros e está baseado em três pilares (serviços, capacitações e orientações).

Redesimples

Com o objetivo de simplificar e desburocratizar a formação de novos negócios em Minas, 184 cidades do interior já aderiram à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios – Redesimples pelo serviço Minas Fácil Digital. A ideia é garantir linearidade e unicidade nos processos de abertura, alteração e extinção de empresas em qualquer cidade do estado, ajudando assim a efetivar a Rede em nível federal.
Por meio do Minas Fácil digital todas as etapas e documentos de registro empresarial ocorrem de forma eletrônica, sem a necessidade do empreendedor deslocar a qualquer órgão envolvido na formalização de seu empreendimento. Recentemente, os municípios de Pompéu, Bom Despacho, Juatuba e Viçosa passaram por processos de simplificação e desburocratização do processo de registro e licenciamento municipal. Dentre os principais benefícios, destacam-se redução da informalidade empresarial, agilidade e integração na formalização, garantindo assim mais estímulos ao crescimento da economia local.

Capacitações

Para garantir efetividade das ações, a Jucemg promove constante treinamentos aos municípios aderentes ao projeto. Organizado pela Escola Permanente da Junta Comercial, 45 cidades do interior foram capacitadas na sede da Jucemg, em Belo Horizonte, sobre os serviços de abertura, alteração e extinção de empresas. O objetivo é alinhar os procedimentos e destacar os benefícios e facilidades advindas da adesão ao projeto.

Publicado em: 12 de Março de 2018, há 6 anos.