Sala Mineira do Empreendedor é inaugurada em Belo Horizonte

Publicado em: 21 de Maio de 2018, há 6 anos.

Na última sexta-feira, 18 de maio, foi inaugurada, no BH Resolve - Rua dos Caetés, 342 Centro -, a Sala Mineira do Empreendedor. O evento contou com representantes da Jucemg, da Prefeitura da capital e do Sebrae Minas.

Para o diretor de Integração e Interiorização da Junta Comercial, Marcos Araújo, “a Jucemg participa ativamente da política de desenvolvimento implantada pelo governador, Fernando Pimentel, e busca que em todas as cidades de Minas Gerais tenha a Sala Mineira do Empreendedor. Trata-se de um local onde o cidadão encontra todos os órgãos trabalhando juntos para criação e implementação de um empreendimento. Seguimos em prol do desenvolvimento empresarial em todo Estado", ressaltou.

O vice-prefeito de BH, Paulo Lamac também participou da solenidade e afirmou que “hoje a preocupação é renovar o ambiente de negócios. Temos como propósito ajudar a elaborar um planejamento de melhorias para um ambiente de negócio no município”.

A adesão da capital mineira vai oferece aos empreendedores, comerciantes e empresários mais facilidade de acesso a informações, além de agilizar a solicitação de serviços e a participação em ações realizadas na cidade. O espaço é o resultado de uma parceria desenvolvida para simplificar o ambiente de negócios e oferecer apoio para empreendimentos de todos os portes.

Na parceria, o município é responsável em prover espaço físico e recursos humanos. A Jucemg e o Sebrae se encarregam de capacitar os servidores sobre os temas de cada área, como abertura e registro de empresas e gestão de negócios em micro e pequenas empresas. A forma de atuação das Salas é embasada em três pilares básicos: orientação, serviços e capacitação por meio de programas regulares dos parceiros.

Atendimento da Sala Mineira do Empreendedor

1- ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES:
• Orientação prévia sobre o processo de registro (CNPJ, Inscrição Estadual e Inscrição Municipal) para MEI, ME e EPP;
• Orientação prévia sobre o processo de licenciamento municipal (Alvará de Localização e Funcionamento, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente);
• Orientação para a emissão das guias de recolhimento das taxas municipais;
• Orientação para o processo de alteração e baixa para ME e EPP;
• Orientação para participação nos processos de compras públicas municipais;
• Mapa de oportunidades para o empreendedor (licitações em aberto).

2- SERVIÇOS:
• Consulta de viabilidade (por nome e endereço);
• Formalização, alteração e baixa para MEI;
• Emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI;
• Elaboração e envio da Declaração Anual do Simples Nacional - DASN SIMEI;
• Cadastramento como de fornecedor da Prefeitura (SUCAF).
• Emissão do Alvará Imediato (baixo risco);
• Agendamento do protocolo do licenciamento municipal de MEI, ME, EPP e demais empresas.

3- CAPACITAÇÕES:
• Programação regular de capacitações Sebrae Minas;
• Programação regular de capacitações Jucemg;
• Capacitações realizadas pela PBH e parceiros;
• Distribuição de material informativo sobre empreendedorismo.

SERVIÇO:
BH Resolve – Rua dos Caetés, 342, Centro.

Publicado em: 21 de Maio de 2018, há 6 anos.