Sala Mineira do Empreendedor será inaugurada em 11 de dezembro em Ribeirão das Neves

Publicado em: 6 de Dezembro de 2018, há 5 anos.

Em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, empreendedores vão ter um espaço exclusivo, com serviços e informações, para abertura e fomento de seus negócios. Trata-se da Sala Mineira do Empreendedor, projeto de inciativa da Jucemg em parceria com o Sebrae-MG, que será inaugurado no dia 11 de dezembro, quinta-feira. A inauguração, que contará com a presença do presidente da Junta Comercial, José Miguel Lamounier, será às 10horas, no estacionamento da Prefeitura, Rua Ari Teixeira da Costa, 1.100, Savassi.

Com o objetivo de simplificar e fomentar o ambiente de negócios na cidade, a Sala Mineira vai oferecer o serviço Minas Fácil Digital, o que vai permitir a integração de todos os órgãos envolvidos na formalização de empresas pela internet, sem a necessidade da comparecer a diversos locais para dar continuidade ao processo. Pelo Minas Fácil Digital, o registro e licenciamento de empresas passam ser realizados exclusivamente pela web.

Com um prazo médio de oito dias para formalizar um negócio na cidade, a Jucemg apurou que 220 empresas abriram as portas entre janeiro a outubro deste ano. O seguimento do comércio é o setor que mais abriu negócios, 118, seguido de serviços, 80, e 22 indústrias. Entre as atividades que mais abriram neste período foram padaria, seguidos de construções de edifícios, restaurantes e açougues. Ao todo, 5.380 empresas estão ativas e 13.367 MEIs em funcionamento e o prazo médio de oito dias para formalização.

A adesão à Sala Mineira é feita exclusivamente por um Acordo de Cooperação Técnica via Prefeitura, adequação à lei Redesim (11.598/2007) e ao processo de abertura de empresa pelo serviço Minas Fácil da Junta Comercial. O projeto conta com parceiros e está baseado em três pilares (serviços, capacitações e orientações).

Publicado em: 6 de Dezembro de 2018, há 5 anos.