Jucemg participa do clico de debates em comemoração ao aniversário da capital no BH Resolve

Publicado em: 10 de Dezembro de 2018, há 5 anos.

Em comemoração ao aniversário da capital, a Junta Comercial de Minas Gerais participou de um ciclo de palestras no BH Resolve, onde funciona a Sala Mineira do Empreendedor, na Rua Caetés, 342 – Centro. Promovido em parceria com Sebrae-MG e Fecomércio, a Jucemg explanou, para contadores e empreendedores, sobre registro digital, bem como os avanços da Redesim no estado até a etapa mais recente de integração e digitalização do licenciamento municipal.

Vinícius Mourão, gerente de Análise e Certificação de Atos Empresariais, explicou sobre a implantação do registro digital, que oferece os serviços de atos empresariais 100% pela internet, os benefícios, entre eles mais acessibilidade, redução de custos e segurança jurídica, bem como a evolução do procedimento. “O ano de 2018 foi bastante favorável e hoje temos resultados bem significativos em relação aos prazos”, explica. As premissas para acesso ao registro digital é ter acesso à internet, possuir certificado digital A3(e-cpf) para assinatura de documentos eletrônicos, arquivo PDFA e com tamanho de até 10MB.

Para o gerente, o processo de registro digital mudou apenas a forma de envio dos documentos. “A sequência da documentação é a mesma do processo tradicional. “A única coisa que mudou foi a forma de assinar, que agora é com o uso do certificado digital. As exigências continuam as mesmas”, chama atenção, ao destacar que houve redução de etapas e simplificação do serviços. “A mudança foi gigantesca para a Jucemg”, avalia.

Na oportunidade, Mourão mostrou o passo a passo do registro, a sequência da documentação exigida e aconselhou ainda os contadores sobre os riscos e responsabilidades em serem procuradores dos clientes. O registro digital entrou em vigor no dia 30 de novembro de 2015 e ao longo dos anos a Jucemg vem trabalhando para aperfeiçoar o novo sistema.

Logo após, foi a vez de Gabriel Tavares, gerente do projeto Sala Mineira, explanar sobre melhoria do ambiente de negócios através da modernização e integração de processo de registro e legalização de empresas. Tavares falou sobre o histórico da implantação da Redesim no Brasil e em Minas, um dos estados mais avançados na integração e simplificação do processo de registro de empresas, os principais benefícios da Redesim, como desburocratização e entrada única de documentos, e o novo sistema de licenciamento, que integra todos os órgãos envolvidos na formalização de um negócio pela internet.

Gabriel explicou que o papel da Jucemg vai além do registro de empresas, o pioneirismo da autarquia com a implantação da Redesim no estado, bem como demonstrou o panorama geral de como era feito a abertura de empresa em Minas e seus avanços atuais. Para ele, a Redesim é como se fosse um grande sistema informatizado que envolve todos os órgãos envolvidos na formalização de uma empresa. Em Minas, mais de 220 municípios estão integrados à Redesim, sendo que 80% do registro de empresas é feito pelo sistema, sendo a Sala Mineira a porta de entrada para a integração dos munícios à Rede simples.

Publicado em: 10 de Dezembro de 2018, há 5 anos.