Ribeirão das Neves inaugura Sala Mineira do Empreendedor

Publicado em: 11 de Dezembro de 2018, há 5 anos.

Representantes da Junta Comercial de Minas Gerais participaram na manhã desta terça-feira, 11/12, de mais uma inauguração da Sala Mineira do Empreendedor, desta vez em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com objetivo de criar um ambiente de negócios, a Sala vai fomentar o empreendedorismo no município, como acredita o prefeito Moacir Martins da Costa Júnior que, para ele, vai facilitar e agilizar a vida do empresário. Segundo o prefeito, conhecido como “Junynho Martins”, 70% dos negócios da cidade são de empresas de pequeno porte e o projeto vai ao encontro das ações de empreendedorismo, opinião corroborada pelo secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Leonardo Luís Alves Martins, em que acredita que a Sala é a solução viável para atrair empreendimentos.

Porta de entrada para o empreendedor no município, segundo Poliana Gontijo, analista do Sebrae MG, a Sala vai facilitar a vida de quem quer empreender. “Demos um pontapé inicial”, disse ao referir-se às ações futuras e ainda sugeriu parcerias com objetivo de oferecer serviços, informações e orientações para fomentar o empreendedorismo local. Na oportunidade, Gontigo destacou a parceria com a Jucemg, que promoveu inaugurações da Sala em quatro cidades do Vetor Norte, e que é preciso se colocar no lugar do empreendedor para saber o que ele deseja e procura para prosperar seu empreendimento.

Em nome do presidente da Jucemg, José Miguel Lamounier, Antônio Eduardo Leite, coordenador, comentou que cabe “ao poder público dar apoio ao empresário, ser um facilitador e trazer oportunidades”. “Aqui a (sala) é um espaço de negócios para juntar esforços para que possamos unir e ajudar a crescer mais”, acredita. Na oportunidade, agradeceu a importância da equipe de trabalho da Diretoria de Integração e Interiorização da Jucemg e a todos envolvidos na implantação.

Idealizado pela Jucemg, que repassa sua tecnologia pelo serviço Minas Fácil Digital, os empreendedores da cidade vão poder registrar sua empresa pela internet, uma vez que é feita integração de todos os órgãos envolvidos na formalização de um negócio pela web. Pelo Minas Fácil Digital, o registro e licenciamento de empresas passam ser realizados exclusivamente pela web. A Sala Mineira do Empreendedor tem como concepção que os procedimentos relativos ao município sigam o mesmo fluxo, que simplifiquem e integrem os processos.

O projeto Sala Mineira é resultado da parceria entre Jucemg, Sebrae MG e Prefeituras. Além de oferecer serviços de abertura de empresas de todos os tipos jurídicos, inclusive o MEI, a Sala é um espaço onde o empresário pode contar com informações sobre licenciamento ambiental, mapa de oportunidades, consulta de viabilidade e capacitações, local do suporte necessário para o fomento de sua empresa. O atendimento será na Prefeitura – Rua Ari Teixeira da Costa, 1100 Savassi, Ribeirão das Neves MG.

Publicado em: 11 de Dezembro de 2018, há 5 anos.