Fopemimpe apresenta balanço de ações e resultados na XIX Assembleia Geral na Jucemg

Publicado em: 17 de Dezembro de 2018, há 5 anos.

A Junta Comercial de Minas Gerais foi sede da XIX Assembleia Geral do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Fopemimpe, oportunidade que o secretário geral do Fórum, Fernando Passalio, apresentou um balanço das ações e resultados. “É com grande alegria que fechamos os quatro anos dessa legislatura com ótimos resultados, graças ao trabalho e participação de todos os parceiros”, comentou, ao destacar a abrangência do Fórum para o interior do estado, não se restringindo apenas a capital, como a ampliação dos participantes de 30 para 310 membros, bem como a participação de mais de 300 entidades nas reuniões do Fopemimpe, 35 cidades mineiras visitadas e a presença do Fórum em 15 unidades dos 17 territórios de Desenvolvimento do Estado. “Levar o Fórum da capital para o interior foi um sonho antigo e gerou muito desenvolvimento”, concluiu. Na oportunidade, o secretário geral deu exemplo do Circuito Mineiro de Compras Sociais, evento promovido pelo Fopemimpe que contou com a presença de nove municípios e a presença de mais de 350 empreendedores.

Anfitriã e membro do Fórum, a Jucemg apresentou as ações e projetos atuais, a Sala Mineira do Empreendedor e os avanços da Rede simples digital em Minas e no Brasil. Gabriel Tavares, gerente de Integração e Interiorização, explicou que a Sala é um espaço único de contato do empreendedor com o poder público e entidades pró-parceiras para abertura e fomento de empresas com serviços e orientações. “O grande objetivo da Sala é evitar a peregrinação do empresário e ser um ponto focal para demandas e respostas”, explicou. Tavares comentou sobre os avanços do projeto, presente em 125 municípios e adesão de mais de 300 prefeituras.

Felipe Almeida, gerente de Tecnologia da Informação, falou sobre os avanços da Rede Simples Digital, que tem como objetivo criar um ambiente mais favorável para o ambiente de negócios ao simplificar e padronizar procedimentos e promover a formalização automática de empresas. O projeto de âmbito nacional é fruto da parceria Jucemg e Sebrae Nacional e leva a tecnologia e Know How da autarquia para facilitar o processo de abertura de empresas em nove estados. “É um projeto mineiro que temos muito orgulho e com um retorno muito positivo de contadores e empresários”, agradeceu. Na oportunidade, os parceiros do Fórum apresentaram as suas boas práticas.

O Fopemimpe é composto por instituições que representam o poder público e os setores da indústria, comércio e serviços no segmento de micro e pequenas empresas no estado e constitui uma importante ferramenta para a construção de políticas públicas para o fortalecimento dos pequenos negócios. Os membros do Fopemimpe se reúnem periodicamente em comitês temáticos, nos quais são discutidos problemas e soluções de questões de interesse do segmento de microempresas e empresas de pequeno porte. A partir dessas discussões, são elaboradas propostas de políticas públicas que, depois de aprovadas em assembleia, são encaminhadas ao membro indicado como responsável para sua execução. “É uma honra receber os membros do Fopemimpe, e a Jucemg estará sempre de portas abertas para as atividades do Fórum, apoiando fortemente seus projetos”, afirmou o presidente da Jucemg, José Miguel Lamounier, ao encerrar o evento.

Confira mais fotos do evento.

Publicado em: 17 de Dezembro de 2018, há 5 anos.