Jucemg fecha 2018 com inauguração da Sala Mineira do Empreendedor em Itabirito

Publicado em: 26 de Dezembro de 2018, há 5 anos.

Com a meta de expandir as unidades da Sala Mineira do Empreendedor pelo Estado, a Jucemg fechou o ano de 2018 com a inauguração do projeto em Itabirito, região Central de Minas, em um total de 125 Salas em funcionamento e 334 adesões municipais. Com a presença de autoridades municipais, representantes de entidades de classe e instituições de fomento, a Sala visa melhorar o ambiente de negócios e facilitar o surgimento de novos empreendimentos, como acredita Gabriel Tavares, gerente de Integração e Interiorização da Junta Comercial.

“A Sala é um local de referência e contato único do empresário com o município e tem como grande objetivo evitar peregrinação do empreendedor entre os diversos órgãos envolvidos”, explica Tavares, ao destacar os benefícios do projeto, como possibilidade do aumento real da arrecadação municipal, simplificação dos processos e redução da informalidade.

Gerente Geral da Caixa Econômica Federal em Itabirito, Rodrigo Mendonça Dutra, destacou que a Sala traz mais incentivo a quem quer empreender. “A Caixa vai ao encontro desse projeto e apoiará a gestão da empresa com serviços”, citou abertura de contas, cobrança bancária (emissão de boletos), seguro do negócio e linhas de crédito para fomento.

Parceiro do município há 15 anos, a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social também apoia a iniciativa. Consultor da Adesita, Marcelo de Carvalho, destacou o papel da agência em ações de fomento municipal e acredita que a Sala Mineira vai reduzir a burocracia para os empreendedores.

Em nome da presidência da Jucemg, Antônio Leite, comentou que autarquia é uma grande gestora de diálogo ente os entes públicos e com isso consegue reduzir os prazos de abertura para quatro dias e meio e, na grande maioria, para 24horas em Minas.

“Isso é possível estabelecendo essa regência de diálogos, Prefeitura, Estado e União”,explicou Leite, ao destacar as ações da Jucemg em nível nacional, como a efetivação da Rede simples digital no País, integrado atualmente em oito estados. Para Antônio, é fundamental que o empresário seja bem recebido e acolhido pelo estado, que tem a incumbência de ser um facilitador para o empreendedor. Opinião semelhante, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Neto de Avelar, acredita que o poder público deve facilitar ao máximo a vida do empresário, desde o início do negócio, e a Sala Mineira vem como mais uma ação para somar as atividades empreendedoras de Itabirito que, para ele, tem um viés empreendedor.

Para o vice-prefeito, Wolney Pinto de Oliveira, é um momento importante a junção de entidades com expertise de desenvolvimento econômico e que o poder público tem obrigação de fomentar e não afastar o empresário. “Abraçamos essa causa, estamos no caminho certo; é uma ideia moderna de unir forças e trazer mais um benefício para a cidade”, agradeceu a participação de todos.

Publicado em: 26 de Dezembro de 2018, há 5 anos.