Inovação da Jucemg no uso de tecnologias inclui autoridades certificadoras na emissão de certificado em nuvem 

Publicado em: 23 de Setembro de 2020, há 3 anos.

Em mais um passo em seu projeto de melhorar a qualidade dos serviços de atendimento aos seus usuários, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais traz novidades em relação à assinatura de atos por meio eletrônico do Certificado Digital e a geração de formulário de declaração de autenticidade. E três autoridades certificadoras já estão habilitadas para emitirem o certificado em nuvem: a Bird ID, a Certisign e a Safeweb.

Desde o dia 4 de setembro, o Certificado Digital utilizado na Jucemg para assinatura de atos por meio eletrônico, passou também a ser aceito na modalidade "em nuvem" ou Cloud, com a mesma validade jurídica e total segurança

O certificado digital em nuvem dispensa a utilização de mídia física (Token ou Smartcard). O usuário poderá acessar o sistema de qualquer computador ou de um dispositivo móvel (celular ou tablet) para assinar documentos. Desta forma, esta tecnologia permite que o acesso possa ser feito de qualquer lugar, 24 horas por dia, sete dias por semana o que facilita ainda mais o Registro Digital.

Na tela de assinatura de documentos no Portal de Serviços já está disponível a opção de assinatura com "Certificado Digital em Nuvem" com as opções de provedores. O usuário terá apenas de selecionar e seguir os passos indicados pela certificadora. Caso a certificadora do usuário ainda não esteja disponível, ele deverá enviar as informações da mesma para o Fale Conosco da Jucemg.

Declaração de Autenticidade também tem novidades                                                                                                                                                                                                                              

Também com o objetivo de oferecer maior comodidade aos seus usuários, a Jucemg passou a disponibilizar no Sistema de Registro Digital, para preenchimento e posterior geração automática do formulário, a declaração de autenticidade. Esta declaração acompanha os documentos apresentados em cópia simples, que deverá ser assinada digitalmente por advogado, contador ou técnico de contabilidade, conforme previsto no § 3º do artigo 63 da lei 8.934. Juntamente com a declaração de autenticidade deve ser apresentada a cópia simples da carteira profissional ou certidão de regularidade, emitida pelo respectivo Conselho.

Desde o começo do ano passado, a nova gestão da Jucemg está empenhada na atualização tecnológica dos seus sistemas, permitindo inovações, novos projetos e ampliação dos serviços. Os procedimentos que estão sendo adotados agora são resultado da conclusão, no final do mês passado, do processo de migração dos sistemas da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais para o Datacenter da Prodemge, um ambiente mais moderno, com mais recursos e funcionalidades. Estas iniciativas têm acarretado a evolução do registro empresarial, trazendo mais segurança, rapidez e simplificação ao processo.

 

Publicado em: 23 de Setembro de 2020, há 3 anos.