Jucemg encerra o ano com avanços que garantem, cada vez mais, um atendimento de melhor qualidade aos usuários

Publicado em: 27 de Dezembro de 2021, há 2 anos.

Manifestações por meio do canal “Fale com o Presidente” revelam satisfação com os serviços prestados pelos servidores

O ano de 2021 foi marcado na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais pelos avanços e melhorias no atendimento aos usuários, mesmo com as limitações impostas pela pandemia do Coronavírus. A mudança da sede para o Barro Preto foi um grande desafio vencido com seriedade, profissionalismo e planejamento, com uma avaliação constante em relação ao bem estar dos servidores e usuários. A Comissão de Mudança se dedicou com empenho e foi fundamental para o processo de adaptação à nova realidade, um prédio equipado com a mais alta tecnologia e que oferece mais conforto e acessibilidade a todos e também mais economia para os cofres públicos.

Este avanço na modernização, simplificação, agilização e qualificação dos serviços da Jucemg é o resultado da redução de custo e o investimento em tecnologia, seguindo uma orientação do governador Romeu Zema, no sentido de “fazer mais, gastando menos”. Dentre os avanços na área tecnológica, vale a pena ressaltar a análise automática de nome que reduziu o prazo de registro de empresas; a integração com o Gov.br para login único; a análise de endereço opcional para o usuário; o novo site da Jucemg com informações mais claras e acessíveis; a implantação do novo sistema de atendimento por chat, WhatsApp e Telegram o que aproximou e facilitou o acesso dos usuários e a implantação da autenticação de livros em branco de forma digital.

No setor de registros, também foram muitos os avanços, com destaque para a implantação da consulta do nome empresarial de forma automatizada eliminando etapas prévias na apresentação dos atos empresariais; a atualização da análise do nome empresarial conforme novas normas do DREI e legislação; a aprovação de novos entendimentos em matéria de registro empresarial atualizados conforme normas e legislação próprias, visando facilitar a apresentação dos atos empresariais e evitar retrabalho. Também vale destacar a realização de uma live com contadores filiados ao CRC/MG e Sescon/MG para apresentação dos novos procedimentos em matéria de registro empresarial; a inclusão no sistema de registro digital de validações automatizadas para CEP do endereço das empresas bem como dos sócios/diretores/titulares evitando retrabalho; a preservação do documento principal quando as exigências recaírem apenas sobre anexos, evitando-se novas assinaturas dos signatários e agilizando a aprovação do processo e a implantação da possibilidade de envio pelo usuário dos atos constitutivos de sociedade Ltda. com utilização do contrato padrão ou com o contrato social elaborado pelo requerente.

Manifestação de usuários

O resultado de todos estes avanços e da melhoria dos serviços da Jucemg pode ser comprovado a cada dia com os elogios e referências citadas por representantes de instituições e entidades, empresários, advogados e

contadores, que sempre destacam o momento atual vivido pela autarquia. Mas é preciso também ressaltar as inúmeras manifestações de usuários que utilizam o canal “Fale com o Presidente” com o reconhecimento do empenho, a dedicação e a qualidade dos serviços e do atendimento prestados pelos servidores.

Welliton César Ferreira encaminhou a seguinte mensagem: “Gostaria de elogiar o atendimento de Erika Vieira pelo chat da Jucemg. Há 20 anos trabalhando com contabilidade, nunca tinha sido tão bem atendido com educação, gentileza, vontade de resolver e de ajudar. Ela me atendeu muito bem e resolveu meu problema. Parabéns para a servidora. Muito competente!”.

Já o usuário Edgar Pereira escreveu: “Sr. Presidente, O meu objetivo é elogiar o excelente trabalho que a Jucemg tem prestado ao usuário de forma simples, dinâmica e inteligente. Representa um grande avanço para a simplificação na constituição e alteração das empresas. Por isso nós contadores, nos sentimos, com o apoio da Jucemg, tranquilos e seguros em prestar um trabalho rápido e de qualidade nessas demandas do setor empresarial. Muito obrigado à Jucemg como instituição e ao senhor, por sua gestão moderna e eficiente.”

Outro usuário que se manifestou no canal “Fale com o Presidente” foi o advogado Eduardo Araújo que agradeceu a Jucemg “pela presteza e profissionalismo diuturno”. E Geraldo Horta de Andrade declarou que “o sistema SEI é bem útil e o passo a passo é autoexplicativo. O retorno da validação do cadastro ocorreu no mesmo dia e em questão de horas o sistema foi liberado”.

E Aguinaldo Diniz também fez questão de elogiar a servidora que o atendeu com a seguinte mensagem: “Presidente, Gostaria de trazer a sua atenção que fui atendido pela agente Giovanna, infelizmente não sei seu sobrenome. Porém, seu nível de atendimento mais que superou minhas expectativas. Muito profissional e realmente demonstra que quer ajudar a resolver qualquer problema que apareça. Gostaria de agradecê-la profundamente pela sua ajuda em meu processo.

Publicado em: 27 de Dezembro de 2021, há 2 anos.