Juiz de Fora passa a contar com Minas Fácil

Publicado em: 24 de Agosto de 2009, há 14 anos.

A 27ª unidade do Minas Fácil, programa do governo de Minas criado para desburocratizar e simplificar o registro empresarial, foi inaugurada em 24 de agosto, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, pelo prefeito Custódio de Mattos e pelo supervisor do Escritório Regional da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Ricardo Miana.

Durante a cerimônia, que contou com a presença de lideranças políticas e empresariais, no Espaço de Eventos do Hotel Constantino, Miana frisou a importância da unidade no sentido de consolidar um ambiente adequado aos negócios, visando impulsionar o desenvolvimento do município.

Emprego e renda

Ele agradeceu o apoio do prefeito Custódio de Mattos e de todos que auxiliaram na montagem da nova unidade do Minas Fácil, programa inserido no Projeto Estruturador Descomplicar, gerido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), com operação da Jucemg.

O prefeito Custódio de Mattos lembrou que Juiz de Fora, embora tenha uma excelente qualidade de vida como uma das melhores cidades brasileiras para se viver, enfrenta um problema sério, que é a questão da geração de emprego e renda para a sua população.

Segundo o prefeito, embora historicamente Juiz de Fora venha crescendo menos que outros municípios, tem vantagens comparativas excepcionais, uma localização estratégica, mão-de-obra qualificada e uma boa infraestrutura.

“Precisamos de políticas que favoreçam os microempreendedores, o que está acontecendo agora com a instalação do Minas Fácil, pois é sabido que a agilização do registro empresarial é fator de desenvolvimento”, disse.

“Essa nova unidade do Minas Fácil, com certeza, vai proporcionar mais emprego, mais renda, mais negócio e progresso, juntando-se a uma iniciativa de sucesso da Prefeitura, que é o Banco do Povo, fomentador do microcrédito e que está em franco processo de expansão”.

Em Juiz de Fora, o Minas Fácil já está funcionando no escritório regional da Jucemg, à rua São Sebastião, 713, no centro da cidade. Além da abertura e registro de atos de empresas, a unidade vai prestar diversos serviços aos usuários, como emissão de certidões simplificadas, específicas e de inteiro teor, autenticação de livros contábeis e adesão ao programa de empreendedores individuais (Mei) do governo federal.

Cadastro sincronizado

Com a adesão ao cadastro sincronizado, a Jucemg passou a centralizar, desde junho do ano passado, os registros empresariais nas áreas federal, estadual e municipal. O empreendedor pode registrar sua empresa, acessando os sites www.minasfacil.mg.gov.br ou www.jucemg.mg.gov.br.

O empresário ou seu representante legal, entre eles o contador, contabilista ou advogado, obtém, no mesmo local, o Nire, número de registro da Jucemg, o CNPJ da Receita Federal, a inscrição da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e o alvará de localização e funcionamento das prefeituras que contam com unidades do Minas Fácil. Depois disso, ele entrega a documentação na unidade do Minas Fácil de sua cidade, acompanhando on-line todo o processo, inclusive alguma pendência que surgir.

Publicado em: 24 de Agosto de 2009, há 14 anos.