Em visita técnica à Jucemg, diretor do DREI participa de reuniões onde são apresentados os avanços da Autarquia

Publicado em: 13 de Dezembro de 2022, há 1 ano.

Destaques do encontro foram combate às fraudes, avanços tecnológicos e registro empresarial

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais recebeu, na última quarta-feira, 7,  o novo Diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração – Drei, Allan Nascimento Turano, que esteve em  visita técnica às dependências da Jucemg.

A Secretária-Geral, Marinely Bomfim, acompanhada da sua assessora Marcella Maldi, gestora do Núcleo Administrativo de Solução de Conflitos – NASC, apresentou ao Diretor do Drei as ações empreendidas pela Jucemg, desde 2019, voltadas para o combate às fraudes e, em especial, os procedimentos adotados pela Autarquia nos processos administrativos de  apuração de fraudes incidentes sobre assinaturas lançadas em atos empresariais arquivados perante a Jucemg.

Allan Turano demonstrou especial atenção a esta matéria e à iniciativa da Jucemg, que tem por objetivo prevenir e combater fraudes, evitando a judicialização, e, quando já submetidas ao Poder Judiciário,  atuar com o fim de  preservar o erário público, evitando a condenação da Autarquia no pagamento de danos morais em feitos já ajuizados. Neste  projeto,  a Jucemg é pioneira, o que chamou a atenção e atraiu o interesse do Diretor do DREI para possível adoção desta boa prática por parte das demais Juntas Comerciais do país.

Ao término da apresentação dos trabalhos do NASC, o presidente da Jucemg, Bruno Selmi Dei Falci, o vice-presidente, Sauro Henrique de Almeida, a Secretária-Geral, Marinely Bomfim, e a Diretora de Registro Empresarial, Ligia Xenes, participaram de uma reunião para discutir pontos essenciais para o desenvolvimento das Juntas Comerciais. 

Na parte da tarde, os trabalhos técnicos foram coordenados pelo Vice-Presidente e Corregedor da Jucemg, Sauro Almeida, que iniciou os trabalhos apresentando a evolução e o redimensionamento  do Núcleo de Cadastro e Fiscalização dos Agentes Auxiliares. Esta apresentação contou com a participação dos servidores que integram a equipe técnica do Núcleo, Flávia Avellar e Fabrizio Ferreira,  que discorreram sobre o modo de atuação preventiva da Jucemg na fiscalização do cumprimento de obrigações dos Leiloeiros e Tradutores, procedimento de virtualização do acervo documental físico, as novidades trazidas pela IN DREI n° 52/2022, no que concerne aos Tradutores e Intérpretes Públicos, apresentando dados estatísticos do núcleo na atual gestão.

Na sequência, o  Diretor de Tecnologia, Negócios e Integração, Henrique Petrocchi, apresentou as inúmeras inovações implementadas pela área de tecnologia da Jucemg, como a Sala Mineira do Empreendedor, a integração dos municípios à Redesim, os registros realizados a nível municipal perante a Jucemg, o trabalho de capacitação EAD que vem sendo realizado pela equipe, e os projetos como o BI ( Business Intelligence), que torna possível, por meio de uma gama de relatórios, extrair indicadores de gestão e  demonstrar a forma de produtividade dos analistas. Para finalizar a pauta do dia, a equipe da Diretoria de Registro Empresarial apresentou detalhes do registro empresarial de atos, emissão de certidões, o registro digital da Jucemg, exigências, autenticação de livros empresariais, o trabalho dos julgadores singulares e das turmas de vogais.

O encontro, além de produtivo, revelou-se de extrema importância para o bom desenvolvimento dos  trabalhos da Jucemg, que tradicionalmente busca atuar em sintonia com o DREI, órgão de coordenação técnica das Juntas Comerciais. A Autarquia atua em constante e fiel observância às orientações técnicas emanadas do órgão central, à luz ainda dos entendimentos e instruções normativas editadas. Ao longo de todas as apresentações, o Diretor do DREI, Allan Turano, demonstrou  interesse em relação às inovações apresentadas e se mostrou sensível às sugestões feitas pela Jucemg em relação às questões normativas abordadas durante o encontro.

Publicado em: 13 de Dezembro de 2022, há 1 ano.