Seminário mostra Minas Fácil em BH

Publicado em: 30 de Setembro de 2009, há 14 anos.

Foi aberto, na manhã desta sexta-feira (2 de outubro), o Seminário Descomplicar Minas Fácil – Processo Integrado de Abertura de Empresas, em solenidade  presidida pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.

O encontro contou com as presenças do secretário-adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Andrade; do presidente da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), Ayres Mascarenhas; e de representantes de 27 unidades do Minas Fácil, de outras juntas comerciais e órgãos públicos de todo o Brasil, interessados no processo de integração de abertura de empresas, no qual Minas Gerais é o Estado pioneiro.

O presidente da Jucemg anunciou que a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, liderou o ranking de empresas abertas no interior do Estado, em setembro. Foram 235 empresas, no prazo de sete dias. De janeiro a setembro de 2009, foram constituídas 1.196 empresas nas 26 unidades do Minas Fácil do interior do Estado.

O gerente de Informações do Cadastro Econômico da Prefeitura de BH, Flávio Luiz Andrade, disse que, em setembro, foram abertas 1.181 empresas na capital, voltando "ao nível da pré-crise econômica".

Integração

A abertura foi às 9 horas, na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, avenida Brasil, 674, em Santa Efigênia. O encontro, que termina no final do dia, terá palestras e apresentações sobre a integração do Minas Fácil com a Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, vigilância sanitária do Estado e prefeituras municipais.

Ainda pela manhã, o diretor de Tecnologia da Jucemg, Alex Barbosa, coordenou debate sobre o Processo Integrado de Abertura de Empresas em Minas Gerais, juntamente com o gerente de Informações do Cadastro Econômico da Prefeitura de BH, Flávio Luiz Andrade; Edson Lupatini, secretário-executivo de Comércio e Serviços do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Jaime Herzog,diretor do Departamento Nacional de Registro do Comércio, do Ministério de Desenvolvimento; e André Salvi, coordenador-geral de Política Tributária da Receita Federal.

À tarde, o diretor de Projetos da Jucemg, Marcelo de Souza e Silva,  coordena debate sobre a integração do Minas Fácil com as prefeituras de Belo Horizonte e do interior do Estado e com os órgãos de licenciamento ambiental, com a participação do tenente-coronel Altamir Penido, diretor de Atividades Técnicos do Corpo de Bombeiros; Luiz Felipe Caran, subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde; e Rogério Noce, superintendente de LIcenciamento e Atos Autorizativos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

São 27 unidades do Minas Fácil no Estado, sendo uma na capital, funcionando na sede da Jucemg, e outras 26 nas cidades de Araguari, Araxá, Betim, Divinópolis, Itabira, Ipatinga, Itajubá, Ituiutaba, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Nova Serrana, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Três Corações, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Viçosa.

Até o final de outubro, será inaugurada a unidade de Varginha, no sul de Minas, e, em novembro, a unidade de Governador Valadares, na região Leste do Estado.

Publicado em: 30 de Setembro de 2009, há 14 anos.