Estande da Junta Comercial atrai prefeitos e gestores em congresso municipalista

Publicado em: 9 de Maio de 2023, há 11 meses.

Com destaque para projetos como Sala do Empreendedor e Redesim, a Jucemg marca presença no 38º Congresso Mineiro de Municípios em espaço compartilhado com Sede e Sebrae Minas

Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e empresários que participam do 38º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte, terão, até esta quarta-feira (10), a oportunidade de conhecer em detalhes como funcionam e quais os benefícios de projetos como a Sala Mineira do Empreendedor e a Redesim, dentre outras importantes iniciativas da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg).

Realizado pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), o congresso é considerado o maior evento municipalista do Estado e um dos maiores do país. A estimativa é que 10 mil pessoas participem do evento, que teve a abertura oficial nesta terça-feira, pela manhã, e vai até esta quarta-feira, no Expominas, no bairro Gameleira, na capital.

A Jucemg participa do congresso em estande compartilhado com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sede) e o Sebrae Minas. O objetivo, como explica o gerente de Integração da Jucemg, Gabriel Tavares, é prestar informações aos gestores municipais sobre o funcionamento da Sala Mineira do Empreendedor, presente hoje em 403 municípios, e, ao mesmo tempo, esclarecer sobre como efetivar a Redesim.

“O objetivo dos projetos é propiciar a melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento econômico local, tornando-se o ponto único de contato do empreendedor com o poder público. A Sala funciona como um ponto de apoio aos municípios em relação ao empreendedorismo, gestão dos pequenos negócios e à Redesim”, informa Gabriel Tavares.

Sala Mineira do Empreendedor

Parceria entre a Junta Comercial e o Sebrae Minas, a Sala Mineira do Empreendedor é a porta de entrada da Redesim, ou seja, um dos pré-requisitos para as prefeituras aderirem à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, criada pela Lei 11.598, de 3 de dezembro de 2007.

Ponto de apoio para o empresário, a Sala é um espaço exclusivo com informações e serviços para fomentar o empreendedorismo local.

Para Gabriel Tavares, o projeto, que também conta com a parceria das prefeituras, permite melhorar e simplificar o ambiente de negócios a partir do fornecimento de apoio para empreendimentos de todos os portes.

Redesim

Sobre a Redesim, a Jucemg chegou a 453 municípios integrados ao sistema nacional de registro, o que representa mais de 90% de todo o movimento empresarial em Minas.

Na prática, isso significa que o processo de registro e licenciamento de empresas é feito de forma integrada aos órgãos parceiros, por exemplo, Receita Federal, Corpo de Bombeiros e Secretaria Estado de Meio Ambiente, pela internet e sem burocracia.

Em Minas, a Redesim é efetivada pelo sistema Integrador Estadual desenvolvido pela Jucemg.

A plataforma permite integrar e agilizar os órgãos e entidades federais, estaduais e municipais envolvidos no processo de registro e licenciamento de empresas.

Para Gabriel Tavares, a Redesim “permite que as prefeituras possam participar do processo de abertura de empresas de forma integrada em um ambiente digital e com segurança, tendo a possibilidade de acompanhar toda a movimentação de empresas no município. O empresário, por sua vez, pode legalizar sua empresa com mais rapidez e menos burocracia”, acrescenta.

Adesão sem custo

A adesão do município à Redesim é sem ônus para as prefeituras, realizado todo pela internet e os documentos para efetivação são enviados pelo SEI - Sistema Eletrônico de Informações.

A Jucemg também realiza capacitações dos agentes envolvidos em formato EAD. “Após a conclusão destas etapas, a prefeitura estará apta para se integrar à Redesim”, diz Tavares.

Mais informações sobre o procedimento devem ser encaminhadas ao e-mail integracao@jucemg.mg.gov.br.

Publicado em: 9 de Maio de 2023, há 11 meses.