Solução desenvolvida pela Jucemg agiliza acesso dos Bombeiros a informações sobre licenciamentos de empresas em Minas

Publicado em: 31 de Maio de 2023, há 10 meses.

Elaborado pela Gerência de Negócios, painel dinâmico em Power BI fornece dados em tempo real, substituindo relatórios mensais 

Com o objetivo de garantir mais agilidade e precisão na geração de dados, a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) desenvolveu e já disponibilizou um painel dinâmico com a situação em tempo real dos licenciamentos do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, realizados no sistema integrador estadual da autarquia, para gestão interna do órgão. Os dados contemplam informações dos 853 municípios mineiros.

Estruturado por meio da ferramenta Microsoft Power Business Intelligence (Power BI), o serviço fornece estatísticas sobre a situação dos licenciamentos em cada um dos municípios, sendo possível saber de imediato quantos pedidos estão concluídos, quantos estão dispensados do alvará ou quantos estão, por exemplo, parados por causa de pendências. 

Informações em tempo real 

A solução foi pensada e desenvolvida pela Gerência de Negócios da Jucemg visando aprimorar o fornecimento de dados aos bombeiros, que é a instituição responsável pela emissão do auto de vistoria (AVCB) - uma espécie de alvará -, após a classificação de risco dos empreendimentos. 

Antes, as informações eram disponibilizadas por meio de relatórios que eram gerados mensalmente e enviados aos bombeiros, como explica o gerente Carlos Carvalho. “Agora não precisamos ter essa preocupação. De posse do link do Power BI, os bombeiros têm acesso às informações imediatamente, em tempo real, e conseguem divulgar os dados para todas as unidades da corporação”, diz. 

Larissa Sgarbi, assessora da Diretoria de Integração e Negócios e Tecnologia (DINT), ressalta outros benefícios advindos com a adoção do painel. “Pelo menos uma vez por mês precisávamos interromper nossas tarefas para formatar, gerar e enviar o relatório para os bombeiros. Era comum ocorrer atrasos e outros pequenos problemas. Agora não; tudo é atualizado de forma automática e em tempo real”, explica. 

Ambiente da Redesim-MG 

A Jucemg participa do processo de licenciamento das empresas na condição de gestora estadual da Redesim. A política foi instituída pela Lei Federal 11.598/2007 com o objetivo de promover a integração entre os diversos órgãos e entidades envolvidos na abertura e licenciamento de empresas. 

A partir do sistema integrador estadual, desenvolvido pela autarquia mineira, todas as etapas do licenciamento são realizadas em um ambiente único, de forma linear (sequencial) e online. Atualmente, este processo conta com quatro etapas: consulta de viabilidade, coleta de dados, registro e, por fim, o licenciamento. 

Em Minas, além da Jucemg, integram a Redesim-MG órgãos como a Receita Federal, a Secretaria de Estado da Fazenda, o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária Estadual (Secretaria de Estado da Saúde), o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Atualmente, 459 prefeituras estão conveniadas à Redesim-MG. 

Publicado em: 31 de Maio de 2023, há 10 meses.