Servidores da Jucemg passam por capacitação sobre gestão de riscos

Publicado em: 5 de Junho de 2023, há 10 meses.

Elaborado pela Controladoria Geral do Estado, o treinamento teve como objetivo o desenvolvimento de metodologia para gerenciar e mitigar riscos, além de aperfeiçoar o trabalho interno 

Servidores da Diretoria de Registro Empresarial (DRE) da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) participaram, na última quinta-feira (1º/6), de treinamento sobre gestão de riscos elaborado pela Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG). A capacitação teve cerca de oito horas de duração e foi realizada na sede da autarquia, em Belo Horizonte. A atividade foi ministrada pelo superintendente de Auditoria em Gestão de Riscos e de Programas da CGE-MG, Armando Noé Carvalho de Moura Júnior.

Conforme esclarece o auditor seccional da Jucemg, Marcelo Bessa, o objetivo da atividade foi rememorar os principais pontos do treinamento realizado em 2020 e, também, mostrar a importância, a partir da experiência da CGE, de se criar uma metodologia para gerenciar riscos. 

Controle interno 

O treinamento faz parte da ação prevista no Plano de Atividades do Controle Interno de 2023 - PACI/2023, da Controladoria Seccional: "Avaliação do gerenciamento de riscos de processos-chave indicados pela alta administração dos órgãos e entidades, conforme pesquisa com as partes interessadas em auditoria".  

Por concentrar maior fluxo de atendimentos aos usuários da Jucemg, a DRE foi o setor escolhido pelo gabinete para aplicação da metodologia. “A ferramenta de gestão vai auxiliar, por exemplo, na tomada de decisões mais corretas e na aplicação de recursos em pontos mais críticos e necessários, além de otimizar os processos”, comenta o auditor Marcelo Bessa. 

Definição 

A política de gestão de riscos é uma metodologia aplicada para gerenciar e prevenir riscos corporativos. Além disso, visa efetivar controles internos que buscam desenvolver, disseminar e implementar melhorias contínuas nos processos organizacionais, projetos e iniciativas estratégicas da organização. A partir desses processos, contribui para o alcance dos objetivos traçados e para o cumprimento do propósito institucional. 

Em Minas, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) lançou a sua política de gestão de riscos em maio último. Os trabalhos para a instituição da política foram iniciados com a publicação da Resolução Conjunta Seplag/CGE nº 10.540/2022, que instituiu o grupo de trabalho com o intuito de implementar a política de gestão de riscos da área. 

Publicado em: 5 de Junho de 2023, há 10 meses.