Comitê Gestor da Redesim MG apresenta balanço de ações desenvolvidas no estado

Publicado em: 3 de Julho de 2020, há 3 anos.

O processo de registro e legalização de empresas ficará mais simples em Minas Gerais, com ações que serão desenvolvidas na implementação da Rede Nacional Para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O Comitê Gestor da Redesim de Minas Gerais se reuniu para discutir e apresentar ações que devem ser adotadas em breve, como a criação de um ambiente único o que irá reduzir a burocracia e facilitar a vida dos empresários mineiros.

Bruno Selmi Dei Falci, presidente da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), comentou que, apesar da crise financeira que atravessa o Estado em decorrência da pandemia Covid-19, o governo de MG autorizou a investir na área tecnológica, retomando os projetos em curso com entidades e órgãos estaduais e municipais.  “O governo entende a necessidade e a importância da Redesim para o desenvolvimento do Estado e vamos continuar. Minas Gerais tem avançado na facilidade e na agilidade de abertura de negócios.” completou. Falci ressaltou ainda que a Jucemg enxugou custos, mas sem deixar de avançar na qualidade e na prestação dos serviços com foco no cidadão usuário.

O presidente da Jucemg reafirmou também a importância do alinhamento de todos os órgãos e entidades envolvidos para integrar, simplificar e agilizar o processo de abertura de empresas em Minas e superar as dificuldades enfrentadas.  “Somente assim será possível atrair investimentos e fomentar a abertura de empresas no estado”, completou.

Já o diretor de Integração, Negócios e Tecnologia da Jucemg, Henrique Petrocchi, fez um balanço das ações desenvolvidas, como a expansão de mais 26 municípios à Redesim, o que representa hoje quase 90% das empresas abertas em Minas, bem como a implantação de mais 15 unidades da Sala Mineira do Empreendedor. O objetivo da Redesim é simplificar e integrar órgãos e entidades responsáveis pelo registro e licenciamento de empresas por meio de entrada única de dados e documentos, via internet, sendo hoje a Sala Mineira a porta de entrada para os municípios.  Iniciativa da Jucemg, Sebrae Minas e com apoio das prefeituras, o projeto oferece um local de atendimento exclusivo, com serviços e informações, para o empresário abrir e fomentar seu negócio.

Henrique Petrocchi abordou ainda os avanços com a Prefeitura de Belo Horizonte para migração do cadastro sincronizado, a reintegração da Secretaria Estadual do Meio Ambiente ao sistema integrador estadual e a atualização do licenciamento sanitário simplificado, dos quais os municípios de Contagem e Ipatinga estão integrados ao sistema. O licenciamento sanitário simplificado permite empresas classificadas de baixo risco requerer sua licença pela internet, por meio do portal de serviços da Jucemg, sem que sejam necessárias inspeções prévias para emissão dos documentos, simplificando assim o procedimento. Conforme comentou Petrocchi, 12 cidades mineiras já manifestaram interesse em participar do projeto lançado em novembro do ano passado pela Junta Comercial e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, via Vigilância Sanitária (Visa).

O diretor da Jucemg reforçou a importância da plataforma do governo federal GOV.BR, que disponibiliza dados sobre abertura e tempo médio de empresas do país. Conforme explicou, a plataforma dispõe dados atualizados por mês e com detalhes sobre localização e as atividades desenvolvidas.

Publicado em: 3 de Julho de 2020, há 3 anos.