UAI é referência em atendimento ao cidadão mineiro

Publicado em: 30 de Junho de 2011, há 12 anos.

Levantamento feito pela Coordenadoria Especial de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), mostra que no primeiro semestre deste ano foram realizados cerca de 2 milhões de atendimentos nas 22 unidades em funcionamento no Estado. Desse total, cerca de 1 milhão foram registrados nas quatro unidades da capital, sendo que 30% deles na UAI da Praça Sete. Os serviços mais procurados são os de emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passaporte, consulta e emissão de multas de trânsito, Seguro Desemprego e (re)colocação no mercado de trabalho.

Segundo Fernanda Girão, da Coordenadoria Especial de Gestão de UAI, desde a criação das Unidades, há quatro anos, foram realizadas uma série de inovações que resultaram em mais agilidade e qualidade no atendimento aos usuários. Ela cita como exemplo, a UAI do Barro Preto, na qual foram investidos R$ 1,5 milhão e hoje é a segunda maior do Estado.
A unidade com capacidade para 1,8 mil atendimentos diários foi adaptada para oferecer conforto, funcionalidade e agilidade. Funciona também aos sábados, de 8h às 14h, assim como as do Barreiro e Praça Sete. Outra iniciativa para a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos mineiros é a implantação do conceito do “Balcão Único de Atendimento”, que prevê a capacitação dos atendentes para que qualquer demanda possa ser atendida por todos os funcionários.

Com funcionamento inicialmente na Unidade do Barreiro, em Belo Horizonte, a iniciativa se estendeu também para a Unidade de Patos de Minas, primeira no interior do Estado a utilizar o sistema de Balcão Único, com significativa redução no tempo de espera pelo usuário na utilização dos serviços.

As UAIs
Criadas com o objetivo de tornar mais simples e eficazes as relações do Estado com os cidadãos, as UAIs vem se fortalecendo como referência em atendimento ao público. Lançadas em 2007, as unidades fazem parte do Projeto Estruturador Descomplicar, sob gestão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Hoje estão à disposição dos usuários 22 unidades espalhadas por 19 municípios mineiros sendo quatro na capital. O Projeto foi criado para facilitar a relação do Estado com o cidadão, com as empresas e com o próprio Estado, por meio de serviços e processos transparentes.
Ainda em 2011, outras seis Unidades serão instaladas por meio de Parceria Público-Privada (PPP) nos municípios de Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha.

Outras Ações
A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) está implantando o Minas Fácil Virtual, que vai proporcionar agilidade, praticidade e economia para o empreendedor. A meta, até o final do ano, é a implantação em 50 municípios que não possuem unidades físicas. O empreendedor passará a contar, virtualmente, com a mesma rapidez e eficácia do programa Minas Fácil. Por meio de convênios com prefeituras, o cidadão poderá abrir sua empresa em muito menos tempo, reduzindo também exigências e deslocamentos.

No primeiro semestre de 2011, o programa possibilitou a abertura de mais 15 mil empresas em suas 31 Unidades. O prazo médio de abertura de empresa é de oito dias, sendo que em Belo Horizonte este prazo cai para sete. A Junta Comercial trabalha ainda para alcançar a certificação ISO 9001 – 2008, além de ter implantado a Escola Permanente da Jucemg, que capacita seus servidores e também, através dos arranjos produtivos de capacitação, empreendedores e futuros empreendedores.

Publicado em: 30 de Junho de 2011, há 12 anos.