Minas recebe investimentos de R$ 38 milhões com geração de mais de 250 empregos diretos.

Publicado em: 15 de Julho de 2011, há 12 anos.

Dois novos projetos de instalação de unidades produtivas em Minas foram anunciados nesta quinta-feira (14/07). Os protocolos de intenções das empresas Lemnos Indústria e Metais e o Centro de Desenvolvimento de Processos Inventivos (CEDEPI) com o Governo de Minas foram assinados por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Somados, os investimentos totalizam uma quantia de aproximadamente R$ 38 milhões, que devem ser aplicados até dezembro 2012, gerando 250 empregos diretos e outros 3.976 indiretos. As unidades serão instaladas nos municípios de Nova Serrana, região Centro-Oeste e em Sarzedo, na Grande Belo Horizonte.

Para o vice-presidente do Indi, João Carlos Vítor Garcia, os novos empreendimentos estão alinhados com o bom momento que Minas vivencia desde o princípio do ano. “Temos trabalhado para que o Estado receba, cada vez mais, investimentos como esses, que geram empregos de qualidade e contribuam para o desenvolvimento da economia mineira”, comentou.

A Lemnos Metais irá implantar no município de Sarzedo, até agosto de 2012, uma fábrica para a transformação de resíduos recicláveis de alumínio, cobre e plástico em matéria-prima reutilizável. O projeto contabiliza recursos na ordem R$ 32,9 milhões.

A nova unidade, cuja construção será iniciada em agosto deste ano, deverá gerar 193 empregos diretos e 3.860 indiretos. Para o diretor da Lemnos, Lucas Nercessian, os investimentos serão determinantes para conquistar novos mercados no país. “Queremos aproveitar a matéria-prima existente na região de Belo Horizonte e fazer com que o Estado deixe de ser um exportador para ser um explorador de sucata”. A Lemnos foi constituída em 2009 e está sediada em Três Rios, Rio de Janeiro e possui uma capacidade instalada de 1.500 toneladas por mês, para o beneficiamento de metal em ligas de alumínio, que posteriormente é comercializado com outros segmentos industriais.

A empresa iniciou a produção no segundo trimestre de 2010. Apenas no terceiro trimestre já havia produzido e comercializado um volume médio mensal de 600 toneladas de ligas de alumínio e atingiu ao final do ano passado a plena capacidade. A matéria-prima utilizada é originada da reciclagem de alumínio, sendo uma parte adquirida no mercado nacional. Atualmente a Lemnos conta com cerca de 60 fornecedores de matéria-prima.

Economia verde – Já o município de Nova Serrana irá receber um empreendimento do Centro de Desenvolvimento de Processos Inventivos Ltda. (CEDEPI) que investirá R$ 5,2 milhões na instalação de uma unidade para produção de bobinas e placas EVA, utilizadas na fabricação de calçados. Com a implantação prevista para início em agosto deste ano, as operações devem ser começar em dezembro de 2012. Cinquenta e oito empregos diretos e outras 116 vagas indiretas devem ser originados com o projeto.

Segundo o diretor executivo da CECEPI, Marcelo Oliveira, a nova fábrica irá atender a demanda não somente de Nova Serrana, como de todo o Estado. “Decidimos abrir essa fábrica, depois de percebermos que Minas Gerais não possui nenhum fabricante de EVA, que é essencial na produção de calçados”, afirma.

A nova planta terá uma área total de 12 mil metros quadrados, sendo 2.400 de área construída, com capacidade de produção de 240 toneladas de placas EVA por mês. O volume produzido destinado ao mercado mineiro (polo calçadista de Nova Serrana) e aos grandes grupos no sudeste do país. O CEDEPI iniciou suas atividades em 2008 no ramo de calçados descartáveis utilizados pelos segmentos hospitalar e hoteleiro. A instalação da unidade irá facilitar o abastecimento das placas de EVA às fábricas de calçados que compõem o polo de Nova Serrana. Atualmente a região é dependente do fornecimento de dois grandes grupos, ambos localizados no Estado de São Paulo.

Publicado em: 15 de Julho de 2011, há 12 anos.