Junta Comercial promove Arranjo Produtivo de Capacitação em Uberaba

Publicado em: 16 de Fevereiro de 2012, há 12 anos.

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais realizou mais um Arranjo Produtivo de Capacitação, desta vez em Uberaba. O evento contou com a parceria do Sebrae MG, da Prefeitura de Uberaba, da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba/ Aciu e do Sindicato dos Contabilistas. Mais de 60 participantes estiveram presentes na atividade, que reuniu além de representantes de várias instituições, autoridades do município.

O “I Encontro com Contabilistas e Empresários”, realizado dia 14 de fevereiro no auditório da Aciu, contou com a presença do presidente da instituição, Manoel Rodrigues Neto, do presidente do Sindicato dos Contabilistas, Mauro Sérgio de Melo, do gerente do Sebrae-MG na região oeste, Marden Márcio Magalhães , do secretário Municipal de Planejamento, Karim Abud Maud, do secretário Municipal de Fazenda, Edvar Newton Pereira, dentre outras.

O presidente da Aciu destacou o compromisso da entidade com o desenvolvimento econômico local. “Diante do nosso primeiro encontro, avalio que alcançamos todos os objetivos. Cerca de 60 pessoas participaram, foi um ótimo momento para colocar frente a frente empresários, contabilistas e representantes de órgãos públicos para esclarecer constantes dúvidas na formalização de uma empresa e de problemas futuros”, explica Manoel Rodrigues Neto, ressaltando que os prazos para abertura de uma empresa vêm diminuindo: “antes era de 60 dias e atualmente é possível concluir toda a formalização do empreendimento em apenas quatro dias”.

A supervisora da Jucemg em Uberaba, Keli Oliveira, destacou que o processo de abertura de empresas no município tornou-se ainda mais ágil e simplificado. Na oportunidade, explanou sobre o serviço Minas Fácil e apresentou aos participantes as etapas do processo de abertura e formalização de empresas, além de abordar as principais ações e competências legais da Jucemg. De acordo com a supervisora, o prazo médio de abertura de empresas na cidade foi de 15 dias em 2010, 9 dias em 2011 e a média atual é 5 dias, o que representa um avanço significativo e uma grande conquista que favorece os usuários. Os participantes receberam ainda, capacitação sobre a Lei do Empreendedor Individual com o consultor do Sebrae MG, Haroldo Santos Araújo, que destacou os benefícios da formalização para os trabalhadores informais e apresentou as recentes mudanças na legislação.

Os Arranjos Produtivos de Capacitação contribuem de maneira direta para a geração de riqueza e trabalho, através de informações que estimulam o desenvolvimento dos negócios. Empresários e empreendedores recebem orientações através de cartilhas e palestras sobre registro, formalização e gestão de empresas, tanto para quem está abrindo, como para quem pretende melhorar a gestão de seu empreendimento, evitando a mortandade do negócio nos primeiros anos de sua existência. Os APCs acontecem de forma contínua em todo Estado e é uma ação da Jucemg, por meio da Escola Permanente, para beneficiar os empresários. A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais quer chegar cada vez mais perto do cidadão e é deste modo que vem conquistando a excelência de seu trabalho e servindo como referência para todo o país.

Publicado em: 16 de Fevereiro de 2012, há 12 anos.